Coimbra  23 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Montemor-o-Velho: Câmara define linhas orientadoras para Campeonato de Velocidade

15 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Montemor-o-Velho: Câmara define linhas orientadoras para Campeonato de Velocidade

Com o objectivo de definir linhas orientadoras para a organização do Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e a Federação Portuguesa de Canoagem estiveram reunidas e deram o “pontapé de saída” rumo a mais um evento que ambas as entidades pretendem ver pautado pelo sucesso, a exemplo do registado em recentes organizações.

Montemor-o-Velho vai receber a competição entre 15 e 18 de Julho de 2021, com o Centro de Alto Rendimento (CAR) a ser palco de mais uma prova do calendário da Federação Internacional de Canoagem (ICF).

“Era prioritário ter a primeira reunião com o nosso principal parceiro, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, que é a proprietária do CAR. Muito do sucesso da organização do Mundial depende da Câmara”, assume Vítor Félix, antes de revelar que “a construção de uma nova torre de chegada é fundamental”.

O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem sublinha que “o sucesso da organização passa por ter uma nova torre de chegada”, uma vez que, explica Vítor Félix, “esta é uma exigência da ICF”. “Já estava prevista para 2018, aquando da realização do Campeonato do Mundo de Velocidade e Paracanoagem, mas foi adiada”, lembra.

Esta não é a primeira vez que Portugal organiza um Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23, uma vez que já acolheu esta prova em 2015. “São 75 países e 1 500 praticantes dos escalões de juniores e de sub-23. Em termos numéricos, é o maior evento de canoagem mundial”, apresenta Vítor Félix.

A excelência da organização é uma marca associada aos eventos promovidos pela Federação Portuguesa de Canoagem, que, em termos internacionais, é reconhecida pela capacidade organizativa que coloca em todas as competições que é chamada a organizar. Face à pandemia de covid-19, a realização do evento “não deixa de ser uma incógnita”, mas a verdade é que “o trabalho não pode parar”.

Depois do Campeonato do Mundo de Velocidade e Paracanoagem 2018, o Mundial de Juniores e Sub-23 assume-se como o início de um novo ciclo de competições internacionais no CAR de Montemor-o-Velho.

De referir que a Federação Portuguesa de Canoagem é, neste momento, uma das candidatas à organização, em 2023, do Campeonato da Europa de Velocidade de Juniores e Sub-23, prova que, em 2012, também teve lugar em Portugal.