Coimbra  28 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Montemor-o-Velho acolhe quatro estudantes no âmbito do programa Erasmus+

17 de Junho 2021 Jornal Campeão: Montemor-o-Velho acolhe quatro estudantes no âmbito do programa Erasmus+

A Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego, em Montemor-o-Velho, recebeu quatro alunos do Institut La Garrotxa, em Espanha, que estão a estagiar no âmbito do programa Erasmus+.

Para Décio Matias, vereador da Câmara Municipal, “a Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego, da Associação Diogo de Azambuja, continua a ser uma referência nas actividades de mobilidade e de cooperação transnacional, garantindo um ensino profissional centrado na valorização dos estudantes”.

“Mais do que um intercâmbio estudantil, em que vão desenvolver as suas competências profissionais nesta experiência de trabalho internacional, esta é também uma oportunidade para explorarem a nossa cultura, a nossa história e o nosso património”, salientou o vereador montemorense.

A estagiar no serviço de protecção civil do Município, numa exploração agrícola no Bebedouro e na Unidade de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho, os alunos espanhóis, acompanhados pelas professoras Marga Icart e Anna Canal, vão ficar no concelho durante um mês.

Para além do acolhimento e da cooperação de outras escolas internacionais, a Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego tem também 20 alunos em estágios de formação em contexto de trabalho no âmbito do programa Erasmus +. Os alunos montemorenses, dos cursos de técnico de produção agropecuária, de manutenção industrial na variante de mecatrónica, de multimédia e de auxiliar de saúde, estão a estagiar em empresas internacionais nas cidades espanholas de Olot, Barcelona, Málaga e Jaén, “vivendo novas experiências profissionais, sociais, linguísticas e culturais”, disse a autarquia.

Segundo a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, “o programa de ensino e formação da União Europeia pretende promover o desempenho da aprendizagem, uma maior empregabilidade e melhores perspectivas de carreira, incentivar o espírito de iniciativa e empreendedorismo, uma maior autocapacitação e auto-estima, e contribuir para uma sensibilização para a interculturalidade e participação activa na sociedade”.

Actualmente, a EPDRBM está a executar dois projectos de Erasmus+ (2019-1-PT01-KA102-060570, com financiamento de 64 051 euros e 2020-1-PT01-KA102- 078125, com financiamento de 22 894 euros), com o título “On the way to Europe, for a Greener Future II/III”, ambos co-financiados pela UE.