Coimbra  21 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Montemor-o-Velho acolhe Campeonato Nacional e Primeiras Pagaiadas de Slalom

2 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Montemor-o-Velho acolhe Campeonato Nacional e Primeiras Pagaiadas de Slalom

Resultado das limitações impostas pela pandemia de covid-19, o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho assumiu-se, em 2020, como o polo centralizador da canoagem nacional, no que diz respeito à realização de provas do calendário competitivo da Federação Portuguesa de Canoagem.

Este sábado, a infraestrutura montemorense volta a receber os praticantes mais jovens, desta feita com a realização do Campeonato Nacional de Esperanças de Slalom e das Primeiras Pagaiadas de Slalom.

No sábado (03), a parte da manhã está destinada às Primeiras Pagaiadas de Slalom, com o início da competição a estar agendada para as 09h00, num percurso de 200 metros balizado com 10 portas. Em prova vão estar a competir em K1 e em C1, atletas dos escalões de menores, iniciados, infantis e cadetes.

Com seis dezenas de inscritos, as Primeiras Pagaiadas de Slalom 2020 vão contar com canoístas em representação da Associação Desportiva de Amarante, Clube de Canoagem de Setúbal, Clube Náutico Barquinhense, Clube Naval de Portimão, Clube Fluvial de Coimbra, Darque Kayak Clube, Aventura Marão Clube e Viana Garças Clube.

De referir que os atletas que, no ano transato, participaram nas provas das Primeiras Pagaiadas, na vertente de águas tranquilas, vão poder repetir a participação nesta especialidade em 2020. Nesta prova, em relação a 2019, a repetição da participação não é permitida no mesmo escalão, excepção feita aos atletas menores que, desde que se mantenham neste escalão, o podem fazer.

Na parte da tarde, a partir das 14h00, decorre o Campeonato Nacional de Esperanças de Slalom. Num percurso com 200 metros de extensão, balizado com 10 portas de grau 1, a competição é destinada aos escalões de menores, iniciados, infantis e cadetes, em K1 e em C1. A prova é composta por duas mangas.

No CAR vão marcar presença 88 canoístas em representação dos seguintes clubes filiados na Federação Portuguesa de Canoagem: Associação Desportiva de Amarante, Clube de Canoagem de Setúbal, Clube Náutico Barquinhense, Clube Naval de Portimão, Darque Kayak Clube, Aventura Marão Clube e Viana Garças Clube.

Os documentos da Final das Primeiras Pagaiadas de Slalom e do Campeonato Nacional de Esperanças de Slalom estão disponíveis em fpcanoagem.pt na área competições|calendário. A exemplo de provas anteriores, as competições disputam-se à porta fechada, sendo apenas permitida a entrada de agentes da canoagem. A Federação Portuguesa de Canoagem disponibiliza, no sábado, a partir das 14h00, a transmissão em streaming, na FPCanoagemTV, do Nacional de Esperanças de Slalom.