Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Montemor-o-Velho acolhe Campeonato Europeu de Juniores e Sub-23 de Canoagem em 2024

22 de Março 2021 Jornal Campeão: Montemor-o-Velho acolhe Campeonato Europeu de Juniores e Sub-23 de Canoagem em 2024

A Associação Europeia de Canoagem (ECA) atribuiu a organização, em 2024, do Campeonato da Europa de Velocidade de Juniores e Sub-23 e do Campeonato da Europa de Canoagem de Mar a Portugal. A prova de velocidade vai decorrer no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho, enquanto a de Canoagem de Mar está programada para a Ilha Terceira, nos Açores, ainda que a decisão da ECA tenha de ser aprovada por uma vistoria técnica ao local.

Em 2021, entre 15 e 18 de Julho, o CAR será, também, palco do Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23.

“É uma enorme responsabilidade, porque, em 2024, vamos organizar três grandes eventos internacionais”, assumiu Vítor Félix, com o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem a lembrar que a Federação Portuguesa de Canoagem já tinha visto ser “atribuído o Mundial de Canoagem de Mar, em 2024, na Madeira, a que se juntou, agora, o Europeu da especialidade nos Açores”.

Para Vítor Félix, “é um enorme orgulho organizar o Europeu e o Mundial de Canoagem de Mar no mesmo ano”, assumindo tratar-se de “uma estratégia de desenvolvimento da modalidade nas ilhas e de descentralização da organização dos nossos eventos internacionais”.

“Portugal possui hoje uma imagem de marca na organização de eventos desportivos internacionais de canoagem”, realçou o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem.

Sobre o Campeonato da Europa de Velocidade de Juniores e Sub-23, também a realizar em 2024, Vítor Félix lembrou que a competição já foi organizada, em 2012, por Portugal. “Trata-se de um bom ensaio para o ano seguinte, em que temos o Campeonato do Mundo, num claro objectivo de manter a organização regular de eventos no CAR de Montemor-o-Velho, prosseguindo a sua valorização e investimento”, sublinhou.

De sublinhar que, em 2025, Montemor-o-Velho também recebe o Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23.

A Federação Portuguesa de Canoagem também candidatou Crestuma à organização do Campeonato da Europa de Maratona. No entanto, a ECA ainda não tomou uma decisão sobre o local que vai acolher a competição, em 2024, estando a atribuição da organização dependente de uma vistoria técnica aos dois locais. Além de Crestuma, concelho de Vila Nova de Gaia, também Poznan, na Polónia, é candidata a ser anfitriã do Europeu de Maratona.

Caso a Associação Europeia de Canoagem atribua a Portugal a organização do Campeonato da Europa de Maratona tratar-se-á do regresso do excelente plano de água de Crestuma aos maiores palcos internacionais da modalidade, depois de, em 2009, ter recebido o Campeonato do Mundo de Maratona, que correspondeu a uma prova de grande sucesso desportivo e organizativo.

A ECA atribuiu, também para 2024, o Campeonato da Europa de Velocidade e Paracanoagem a Szeged, na Hungria. Quanto ao Campeonato da Europa de Slalom, vai realizar-se em Ljubljana, na Eslovénia, enquanto o Campeonato da Europa de Slalom de Juniores e Sub-23 vai decorrer em Cracóvia, na Polónia.