Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Montemor aprovou protocolos para criação de Ciclovia e Ecopista

23 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Montemor aprovou protocolos para criação de Ciclovia e Ecopista

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho aprovou dois protocolos de colaboração para criação da Ciclovia do Mondego e da Ecopista do antigo ramal ferroviário da Figueira da Foz.

Com uma extensão global de mais de 80 quilómetros cicláveis, este é mais um passo para a mobilidade urbana sustentável e a descarbonização entre territórios da região.

A Ciclovia do Mondego vai ligar a Figueira da Foz a Coimbra, passando pelo concelho de Montemor-o-Velho, tendo como elemento comum o rio Mondego, numa extensão de 40 quilómetros.

Já a Ecopista do antigo ramal ferroviário da Figueira da Foz pretende converter os 48 quilómetros de ferrovia numa pista de lazer que atravessa os municípios da Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Cantanhede e Mealhada.

Da iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), a Ciclovia do Mondego tem como copromotores os municípios de Coimbra, Figueira da Foz e Montemor-o-Velho, enquanto que a Ecopista do antigo ramal ferroviário une os municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada e Montemor e a parceria da IP Património – Administração e Gestão Imobiliária, S.A.

Previstos no Plano de Acção para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da CIM – RC, os dois projectos serão submetidos a candidatura a fundos comunitários.