Coimbra  17 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Moção a favor do Hospital dos Covões aprovada na Assembleia da UF de Coimbra

16 de Abril 2021 Jornal Campeão: Moção a favor do Hospital dos Covões aprovada na Assembleia da UF de Coimbra

Uma moção pela defesa, valorização e reforço do Hospital dos Covões, apresentada pela CDU, foi aprovada por unanimidade na Assembleia da União de Freguesias de Coimbra.

De acordo com a proposta aprovada, segundo divulga, esta sexta-feira, a Direcção da Organização Regional de Coimbra do PCP, recomenda-se que o Governo “reabra os serviços encerrados no Hospital dos Covões, valorize e reforce os Hospitais da Região de Coimbra e proceda ao processo de reversão da fusão dos Hospitais de Coimbra”.

Na moção, a Assembleia da União de Freguesias de Coimbra, que abrange Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e S. Bartolomeu, considera-se que a Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Geral dos Covões, bem como a Ugência nocturna (que fecha a partir das 22h) “são indispensáveis para fazer cumprir o direito à saúde no distrito de Coimbra”.

De acordo com o texto proposto pela CDU, “os sobrecarregados Hospitais da Universidade de Coimbra serão, mais uma vez, o escape para o acelerado desmantelamento dos Covões” e “o processo de fusão dos Hospitais de Coimbra veio agravar a sobrecarregados serviços, degradar os serviços prestados, bem como as condições dos trabalhadores do CHUC”.

Para o PCP, a aprovação desta moção revela “o descontentamento da população face às opções do Governo”, apelando a que “tenham também expressão na votação do projecto de resolução do PCP apresentado no Parlamento, que anteriormente “já foi rejeitado por duas vezes pelo PS com a abstenção de PSD/CDS e PAN”.