Coimbra  14 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Misericórdia – Obra da Figueira renova memória identificativa da Praça de Touros

6 de Março 2024 Jornal Campeão: Misericórdia – Obra da Figueira renova memória identificativa da Praça de Touros

Na localização da primeira Praça de Touros da Figueira da Foz, onde hoje se ergue o 1.º Jardim Escola João de Deus, a Misericórdia – Obra da Figueira e o Coliseu Figueirense, instituições com uma colaboração de longa data desde 1895, uniram esforços para renovar a memória identificativa da área.

O terreno que abrigou a Praça de Touros entre os anos de 1850 e 1895 pertencia à Misericórdia – Obra da Figueira. Em 1914, a utilização deste espaço foi cedida à Associação de Jardins Escolas João de Deus, formalizada por meio de escritura notarial em 15 de Março de 2000.

A necessidade de renovação da memória identificativa surgiu devido à ilegibilidade da anterior, mesmo a uma curta distância. Esse acto de preservação da memória histórica local representa um esforço conjunto entre estas duas entidades, reflectindo o compromisso com a valorização do património cultural da região.

Além disso, as inscrições para a Creche e Jardim de Infância da Misericórdia – Obra da Figueira, para o ano lectivo de 2024/25, estão oficialmente abertas a partir deste mês de Março.