Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Misericórdia Obra da Figueira promove conferência com Henrique Neto

5 de Junho 2024 Jornal Campeão: Misericórdia Obra da Figueira promove conferência com Henrique Neto

No próximo dia 7 de Junho, às 17h30, no Auditório Afonso Ernesto de Barros, na Figueira da Foz, terá lugar a conferência “Estratégia, Economia e Política”, proferida por Henrique Neto. Esta conferência integra o ciclo de palestras promovido pela Misericórdia Obra da Figueira e a entrada é livre.

Henrique Neto, nasceu na freguesia de Santa Catarina, em Lisboa, a 27 de Abril de 1936. Após completar o Curso Industrial em Lisboa e o Curso Comercial na Marinha Grande, começou a trabalhar como aprendiz de serralheiro numa fábrica de moldes para a indústria de plásticos, onde chegou a director e, posteriormente, a proprietário.

Desde jovem, interessou-se pela política portuguesa, influenciado pelo ambiente oposicionista da sua família ao Estado Novo. Esteve ligado ao MUD-Juvenil e ao movimento associativo da Marinha Grande, nomeadamente ao Sport Operário da Marinha. Participou em diversos congressos oposicionistas e foi activo na campanha presidencial do general Humberto Delgado em 1958.

Após um período afastado da política activa, Henrique Neto foi convidado por Jorge Sampaio para aderir ao Partido Socialista em 1993, sendo eleito deputado em 1995. Após o fim da legislatura, voltou a abandonar a política activa, dedicando-se aos seus interesses empresariais e escrevendo artigos de carácter económico.