Coimbra  17 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Miranda e Lousã promovem sabores tradicionais até 01 de Maio

28 de Abril 2018

A melhor gastronomia dos concelhos de Miranda do Corvo e Lousã está em destaque, até 01 de Maio, com as já tradicionais iniciativas da “Semana da Chanfana” (Miranda) e o “Festival do Cabrito” (Lousã).

Em Miranda do Corvo é chanfana, esse prato tão apreciado e típico na região Centro, que vai estar à mesa de 18 restaurantes, com produção e confecção totalmente à base de produtos endógenos deste território.

A autarquia promove este evento, que atrai visitantes de toda a região, e também do país, aproveitando para dinamizar a vila e as suas atracções. À mesa estão, ainda, outras iguarias típicas como a sopa de casamento ou os negalhos.

Hoje realiza-se o Capítulo da Real Confraria da Cabra Velha, com início às 09h30, para recepção às confrarias convidadas; segue-se, pelas 10h30, o desfile das várias organizações presentes; e a cerimónia do Capítulo está prevista para as 11h15, na Casa das Artes de Miranda do Corvo, na qual se incluem as diversas homenagens, a entronização de novos confrades e uma oração de sapiência pelo maestro Virgílio Caseiro.

Já no dia 01 de Maio (terça-feira), realiza-se o encontro de escolas “Rota da Chanfana” de Natação, nas Piscinas Municipais, a partir das 15h00.

Os restaurantes aderentes são: A Cancela; A Parreirinha; A Teia; Estação de Sabores; Museu da Chanfana; Novo Cheiro Guloso; O Careca; O Carpinteiro; O Espanhol; O Ferrador; O Paris; O Pedroso; Pátio do Xisto; Pentágono; Retiro do Mendes; Rufino dos Leitões; S. Miguel e Zé Padeiro.

Cabrito nas mesas de 10 restaurantes lousanenses até 01 de Maio

Os festivais gastronómicos são já uma tradição no concelho da Lousã e, até à próxima terça-feira (01 de Maio), é o cabrito a iguaria que os 10 restaurantes aderentes colocam à disposição dos comensais.

A iniciativa da Câmara Municipal da Lousã, que vai já na 13.ª edição, propõe uma série de pratos típicos, cujo ingrediente principal é o cabrito, que se poderá apresentar das mais variadas formas: assado, com batatas, castanhas, ou grelos, e arroz de miúdos; ensopado; grelhado à moda da serra; no alguidar; e até assado com molho de Licor Beirão em cama de esparregado. Para completar a refeição, os estabelecimentos de restauração têm, ainda, à disposição várias sobremesas típicas e inovadoras, como sejam a tigelada, pudim, doces de autor, bolos e mousses diversas, além dos “sabores únicos do mel DOP da Serra da Lousã e do Licor Beirão”.

Segundo Luís Antunes, presidente do Município lousanense, este certame pretende “fazer as delícias de todos” e, através do apelo gastronómico, “potenciar a movimentação turística”, dando sequência “ao trabalho que se tem vindo a fazer de promoção do nome da Lousã e de todas as suas potencialidades, em diferentes dimensões”.

Os 10 restaurantes aderentes são: Ti Lena; Casa Velha; Casa dos Frangos S. Paulo; Tó dos Frangos; O Gato; Sabores da Aldeia; Lounge Villa Lousana; Borges; O Burgo; e A Viscondessa.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com