A Câmara Municipal de Miranda do Corvo aumentou o apoio financeiro à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, passando o valor mensal da verba autárquica a ser de 10 000 euros.
De acordo com o Executivo, esta ajuda “tem vindo a subir todos os anos desde 2014, altura em que foi assinado o primeiro protocolo entre as duas entidades”.
Do valor dado pela autarquia, 7 500 euros serão usados em despesas de funcionamento e os restantes 2 500 destinam-se a gastos com os equipamentos necessários à actividade operacional.
A Câmara Municipal informou, ainda, que se mantêm cláusulas do acordo de 2014, no qual está previsto que o Município forneça “o combustível para combate a incêndios florestais e para actividade de Protecção Civil Municipal, quando as ocorrências acontecerem dentro do concelho”.
Para além da verba mensal, a autarquia terá de pagar mais 2 500 euros, devido à iriação de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) no concelho.
Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Miranda do Corvo “tem aprovado a atribuição de apoios extraordinários à corporação para aquisição de viaturas ou, mais recentemente, de equipamento de protecção individual devido à pandemia da covid-19”.