Coimbra  18 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Miranda do Corvo vai votar adesão do Município ao Centro de Biomassa para a Energia

18 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Miranda do Corvo vai votar adesão do Município ao Centro de Biomassa para a Energia

O Executivo municipal de Miranda do Corvo vai analisar e votar, na próxima sexta-feira (20), a proposta de adesão da autarquia ao Centro da Biomassa para a Energia.

De acordo com a proposta, a entrada do Município nesta entidade será feita como associado efectivo (classe D), subscrevendo, para o efeito, capital social daquela entidade no valor correspondente a 10 unidades de participação, isto é, no valor de 2.500 euros.

“A elevada mancha florestal do concelho e a necessidade de valorizar os recursos que daí advêm, designadamente a biomassa florestal, são as principais razões que levam à apresentação desta proposta”, disse a Câmara Municipal, acrescentando que “o aproveitamento da biomassa florestal contribui para a gestão sustentável das florestas e para a prevenção da ocorrência de incêndios florestais, áreas da maior importância para o Município”.

A autarquia de Miranda do Corvo pretende que esta entidade com sede no concelho valorize a biomassa, essencialmente para fins energéticos, “permitindo dar cumprimento às suas atribuições em diversas áreas e poderá proporcionar o desenvolvimento de um percurso estratégico, designadamente na execução de projectos no âmbito de programas financiados ou cofinanciados por fundos europeus”.

Ao tornar-se sócio efectivo do Centro da Biomassa para Energia, a Câmara de Miranda do Corvo será um Município pioneiro, juntando-se a entidades como o IAPMEI, o ICNF, a Direcção-Geral de Energia e Geologia e o Instituto Politécnico de Viseu, entre outros.