Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Miranda do Corvo recebe cerimónia do Galardão Eco-Freguesias XXI 2023

10 de Julho 2023 Jornal Campeão: Miranda do Corvo recebe cerimónia do Galardão Eco-Freguesias XXI 2023

O Município de Miranda do Corvo vai receber, no dia 13, a partir das 14h30, na Casa das Artes, a cerimónia do Galardão Eco-Freguesias XXI 2023.

O evento conta com o apoio do Município, tendo o presidente da Câmara Municipal sido convidado para presidir á sessão de abertura.

A Cerimónia contará com a presença do presidente da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) – José Archer, do representante do Ministério do Ambiente/APA – Francisco Teixeira e do Presidente da ANAFRE – Jorge Veloso.

Os resultados das candidaturas serão divulgados publicamente no concelho onde serão entregues as 131 Bandeiras Verdes às freguesias galardoadas (74% das candidatas). Destas, 12 freguesias serão reconhecidas com grau ouro (com índice Eco-Freguesias XXI superior a 90%) e 57 com grau prata (com índice Eco-Freguesias XXI entre 70 e 90%).

As freguesias candidatas são de 75 municípios do país e localizam-se maioritariamente nas regiões norte e centro, cobrindo 17 distritos e a Região Autónoma da Madeira.

Até 6 de Julho já se encontravam inscritos 217 participantes a maioria presidentes de Junta.

Este Galardão bienal, simbolizado pela Bandeira Verde, visa divulgar e distinguir as freguesias com melhores práticas de sustentabilidade, não só a nível ambiental, mas também social, económico e cultural, implementadas nos últimos dois anos.

Baseado num conjunto de dez indicadores, visa evidenciar e incentivar um conjunto de acções que vão desde a educação ambiental, participação pública e apoio social, à promoção do território ou da mobilidade sustentável, informação, comunicação e descentralização dos serviços ou protecção e restauro da biodiversidade, gestão dos espaços públicos e verdes, resíduos, água ou energia. Valoriza ainda uma visão de futuro, que contemple o desenvolvimento de projectos no sentido da sustentabilidade.

Este programa é implementado por uma Comissão Nacional da qual fazem parte para além da ABAE elementos da Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Coimbra, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Quercus, entre outros, contando ainda com o apoio da MEO e de diversos parceiros que contribuíram para o desenvolvimento de projectos nas freguesias candidatas.

Uma das freguesias contempladas com o Galardão é a Freguesia de Miranda do Corvo.

A cerimónia contará, ainda, com um apontamento musical, em colaboração com o Grupo Recreativo Mirandense apresentando uma formação de flautas.