Coimbra  6 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Miranda do Corvo: “Mentes Brilhantes” atribuem prémios aos melhores alunos

23 de Dezembro 2020 Jornal Campeão: Miranda do Corvo: “Mentes Brilhantes” atribuem prémios aos melhores alunos

O projecto “Mentes Brilhantes” da Fundação ADFP, de Miranda do Corvo, enfrentou várias dificuldades no ano lectivo 2019/2020 devido ao encerramento das escolas devido à epidemia de covid-19.

A pandemia desaconselhou reunir os alunos, famílias e os parceiros do projecto (Agrupamento de Escolas, Associação de Pais, Câmara Municipal de Miranda do Corvo e Caixa de Crédito Agrícola) para a realização da habitual cerimónia de entrega dos diplomas.

Para colmatar a ausência desta cerimónia, aguardada sempre com muito entusiasmo, foi decidido enviar os prémios pelo correio aos 10 melhores alunos do “Quadro Brilhante”. A Fundação ADFP escolheu esta quadra natalícia por ser uma época especial e considerar que o prémio poderá fazer a diferença nestas crianças.

A Caixa de Crédito Agrícola tem sido um dos parceiros indispensável, pela atribuição dos prémios monetários no valor de 250 euros aos premiados. É de salientar que este prémio não é atribuído apenas pelas notas dos alunos, mas também tendo em consideração o contexto familiar e social.

“Mentes Brilhantes” é um projecto inovador que, sem substituir o papel da escola pública, visa potenciar os talentos dos alunos. A Fundação tem desenvolvido este projecto procurando detectar crianças sobredotadas, para combater o abandono escolar e promover o sucesso educativo no concelho de Miranda do Corvo.

O projecto “Mentes Brilhantes” tem sido uma experiência desenvolvida no pré-escolar e no primeiro ciclo, nas escolas de Miranda, com o apoio da autarquia e comunidade escolar. Num futuro, a Fundação ADFP gostaria de alargar o projecto a outros níveis de ensino e concelhos limítrofes.