Coimbra  16 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Miranda do Corvo entra no espírito natalício

1 de Dezembro 2016 Jornal Campeão: Miranda do Corvo entra no espírito natalício

À semelhança de vários concelhos na região Centro e um pouco por todo o país, também a vila de Miranda do Corvo vai ter mais encanto nesta quadra que se avizinha. O Natal vai chegar com iluminações, um mercadinho e um concurso de montras e árvores de Natal, um carrocel, além da imprescindível presença do Pai e da Mãe Natal.

O objectivo é, como sempre, “animar a vila nesta quadra, com actividades para todos”, refere a autarquia, acrescentando que “será um mês recheado de animação para toda a família, sem esquecer a promoção do comércio local”.

A “festa natalícia” teve início hoje, com a iluminação de Natal em várias ruas do centro da vila. A programação inclui, também, um “Mercadinho de Natal”, organizado pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Miranda do Corvo, que tem como finalidade “dar a conhecer o artesanato e os produtos da região” e que se irá realizar nos dias 10 e 11 de Dezembro, no Mercado Municipal. Em paralelo, decorrerá o 1.º Encontro de Coleccionadores, pelo que serão dois dias de grande actividade, onde a animação musical não irá faltar, com destaque para o grupo de Fados de Coimbra “Amanhecer”, no dia 10 (sábado).

No dia 11 (domingo), e a pensar nos mais novos, vai estar presente durante todo o dia um Pai Natal, disponível para interagir com as crianças e com quem poderão tirar fotografias. Haverá ainda um teatro infantil, pelas 15h00, com o tema “O Natal das Princesas”.

Também dedicado aos mais novos, junto ao edifício da Câmara Municipal, estará instalado um comboio natalício em forma de lagarta, disponível gratuitamente para todas as crianças que queiram andar, entre as 10h00 e as 18h00 de domingo (11).

Para dia 18 (domingo), a autarquia preparou uma “parada de Natal”, que vai contar com a presença do Pai e da Mãe Natal, disponíveis para tirarem as tão aguardadas fotografias com os mais pequenos e para fazerem pinturas faciais. Além disso vai haver duendes, para modelar balões, entre muitas outras personagens associadas a esta época. O evento deve ter início pelas 15h00, na praça de José Falcão, e irá prolongar-se por toda a tarde.

Associado, ainda, a esta programação está o evento “O seu Pinheiro de Natal”, que vai decorrer já este fim-de- semana (03 e 04), na aldeia de Gondramaz, onde serão distribuídos algumas dezenas de pinheiros naturais para todos os visitantes que assim o desejarem. As árvores são oferecidas pelos Baldios de Vila Nova, fruto do desbaste sustentável. Simultaneamente, decorrerá uma mostra de artesanato e produtos endógenos no local.

Para que os comerciantes entrem, também, no espírito natalício, realiza-se o habitual “Concurso de Montras e Árvores de Natal”, de 08 a 31 de Dezembro, para o qual se devem inscrever até amanhã (02) para o e-mail: gae@cm-mirandadocorvo.pt.

Os estabelecimentos serão avaliados pela decoração natalícia mas os clientes também não ficam de “mãos a abanar”. Nas lojas aderentes à iniciativa, a cada 10 euros de compras será entregue um “voucher” que, depois de preenchido, deve ser depositado numa tômbola colocada no átrio da Câmara. O sorteio dos vencedores será no dia 06 de Janeiro, onde o primeiro prémio corresponde a um vale de compras de 200 euros, o segundo prémio no valor de 100 euros e 75 euros para o terceiro qualificado.

Com estas iniciativas, a Câmara Municipal de Miranda do Corvo pretende “que a população viva a magia do Natal, época de alegria e fraternidade, promovendo o comércio local e trazendo visitantes à vila”.