Coimbra  23 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Miranda do Corvo celebra Dia do Município e Dia da Criança via online

1 de Junho 2020 Jornal Campeão: Miranda do Corvo celebra Dia do Município e Dia da Criança via online

Assinala-se, hoje, em Miranda do Corvo, o feriado municipal e o 179.º aniversário do nascimento de José Falcão, que por força das circunstâncias está a ser comemorado online.

As celebrações tiveram início pelas 11h00 com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, seguido da intervenção do presidente da Câmara Municipal, Miguel Baptista, a dirigir-se aos mirandenses.

José Falcão é uma das figuras de referência do concelho, tendo por isso sido escolhido este dia para celebrar o feriado municipal. Doutorado em Matemática e director interino do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, José Falcão continua a ter um peso importante na história de Miranda do Corvo e da região.

Hoje é, também, celebrado o Dia Mundial da Criança e, como tal, a autarquia mirandense programou, a partir das 15h00, a divulgação de dois momentos culturais dirigidos à população infantil do concelho. O primeiro desafio de leitura e a história infantil “Mira e Anda — Diz a Lenda de Miranda” trata-se de um conto baseado na lenda romanceada e mais conhecida da origem do nome de Miranda.

As comemorações do Dia do Município encerram às 21h30 com a transmissão do espectáculo documentário gravado na Casa das Artes de Miranda do Corvo intitulado “Mirandus — Comemoração dos 880 anos do Foral Afonsino”.

Este evento foi apresentado, pela primeira vez, em Novembro de 2016 e contou com a presença de mais de duas centenas de figurantes em representação de 16 instituições do concelho.

O audiovisual e o performativo foram as áreas abrangidas por este espectáculo que juntou os trabalhos feitos a nível documental com as artes performativas, desde a dança, música, canto, entre outras vertentes.

Todas estas iniciativas serão transmitidas na página da Internet do Município (www.cm-mirandadocorvo.pt) e na rede social Facebook (www.facebook.com/munmcv).