Coimbra  25 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Miranda do Corvo: Campeonato Nacional de Rampa realiza-se este domingo em Vila Nova

11 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Miranda do Corvo: Campeonato Nacional de Rampa realiza-se este domingo em Vila Nova

A freguesia de Vila Nova, em Miranda do Corvo, recebe este domingo (13), os Campeonatos Nacionais de Rampa em ciclismo de estrada.

Depois de ter recebido no ano passado a partida de uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta e o final da Clássica das Aldeias do Xisto, o concelho de Miranda do Corvo volta a ser palco de uma prova de âmbito nacional desta modalidade.

O campeonato vai contar com a presença de três centenas de atletas nas categorias de Cadetes, Juniores, Sub-23, Master e Elites masculinos e femininos. Jóni Brandão, da Efapel, e Diogo Barbosa, da espanhola Caja Rural, são alguns dos ciclistas que já confirmaram presença nesta prova vocacionada para os especialistas em Montanha.

Durante a manhã de domingo, têm lugar as provas de Master 30, 40, 50 e 60 Masculino; Elite Amador Masculino; Master Feminino; Cadete Feminino; Júnior Feminino e Elite Feminino. Cada um dos participantes tem de fazer no menor tempo possível a subida com a extensão de três quilómetros entre a sede da freguesia e o local em que a subida atinge os 558 metros de altitude.

Depois de almoço, é a vez dos Cadetes Masculinos (também na extensão de três quilómetros), Júnior Masculinos, Sub-23 Masculinos e Elite Masculinos fazerem a extensão de 7,6 quilómetros entre a sede da freguesia de Vila Nova e o ponto mais alto do concelho – Observatório Astronómico e da Natureza António dos Reis. “Uma subida com uma inclinação de 10 por cento que promete ser bastante dura para todos os atletas”, afirmou a autarquia.

Os Campeonatos Nacionais de Rampa são organizados pela Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo de Viseu e Associação de Ciclismo da Beira Litoral e tem o apoio da Câmara Municipal de Miranda do Corvo.