Coimbra  19 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Miranda do Corvo aprovou investimento de mais de 356 000 euros para as freguesias

19 de Fevereiro 2021

O Executivo de Miranda do Corvo aprovou, hoje (19), a celebração de contratos interadministrativos de delegação de competências com todas as juntas de freguesia do concelho, medida que se for aprovada, em Assembleia Municipal, irá representar um investimento superior a 356 000 euros.

Todas as juntas e união de freguesias “terão de apresentar um mapa com os investimentos a realizar”, sendo que, neste documento, “cada autarquia deverá anexar uma ficha de obra onde tem de constar nota justificativa e previsão orçamental descritiva”, informou o Executivo.

Cada Junta de Freguesia deverá identificar as obras prioritárias, para as quais a Câmara irá ceder apoio técnico na elaboração dos projectos e respectivo acompanhamento das empreitadas. Os custos destes trabalhos serão totalmente suportados pela autarquia.

De acordo com a Câmara Municipal, “a Junta de Miranda do Corvo irá receber 137 248 euros, logo seguido da União de Freguesias de Semide e Rio de Vide com a verba de 133 360 euros”. Já as “juntas de Vila Nova e de Lamas irão receber, respectivamente, as verbas de 43 187 euros e 42 933 euros”.

“Os contratos interadministrativos são o expoente máximo da política de cooperação institucional entre o Município e as juntas de freguesia, com o objectivo de servir cada vez melhor os munícipes”, informou a autarquia.

Estes “possibilitam uma maior flexibilidade e descentralização do poder local, na medida que estes são capazes de intervir de forma rápida e próxima em cada freguesia, beneficiando as populações”, disse Miguel Baptista, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo.