Coimbra  24 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Miranda do Corvo aprova prestação de contas e apresenta resultados positivos

28 de Junho 2020 Jornal Campeão: Miranda do Corvo aprova prestação de contas e apresenta resultados positivos

A Assembleia Municipal de Miranda do Corvo aprovou, por maioria, o ‘Relatório de Gestão 2019’ apresentado pelo executivo, no qual o passivo reduziu 10 por cento em comparação com o ano anterior.

“O acordo alcançado com a empresa Águas do Centro Litoral e a amortização do pagamento efectuada no ano de 2019, permitiu a redução do passivo em cerca de 1,5 milhões de euros”, revela a autarquia, sublinhando que “apesar desta despesa extraordinária, aliada ao forte investimento nas faixas de gestão de combustível, o que fez aumentar excepcionalmente no ano de 2019 as despesas correntes, a Câmara Municipal apresentou um resultado líquido positivo de 146 315 euros”.

O relatório apresentado pelo executivo municipal refere, ainda, que a taxa de execução global foi superior a 86 por cento.

O presidente do Município, Miguel Baptista, realçou o facto da evolução da execução orçamental, “onde se verifica que o grau de execução, quer da despesa, quer da receita, ter oscilado nos últimos anos, mas que no ano de 2019 registou um aumento relativamente a 2018”.

Quanto ao relatório do ano passado, e na intervenção feita perante os deputados municipais, o autarca salientou a forte aposta feita pelo município na promoção turística do concelho, entre os quais se destaca a “realização do Campeonato do Mundo de Trail Running, o acolhimento da partida de uma das principais etapas da Volta a Portugal em Bicicleta, a transmissão televisiva em Semide do programa que escolheu os últimos finalistas do concurso ‘7 Maravilhas – Doces de Portugal’ e a Expo Miranda”.

Miguel Baptista sublinhou, ainda, o valor do saldo de gerência, superior a dois milhões de euros, que permite margem orçamental para os grandes investimentos em curso no corrente ano, como a construção do Parque Logístico Municipal, da Escola de Talentos e zona envolvente, bem como o lançamento dos procedimentos concursais para as obras de requalificação do parque escolar municipal, entre outros.