Coimbra  13 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mira recebe Campeonatos Internacionais de Columbofilia

14 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Mira recebe Campeonatos Internacionais de Columbofilia

A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) vai realizar os Campeonatos Internacionais de Columbofilia – Mira 2023, no próximo dia 23 de Setembro, com início às 11h00. O evento terá lugar no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Mira.

Neste ano, os Campeonatos Internacionais de Columbofilia elevam a fasquia ao incluírem os campeonatos mundiais, europeus e nacionais, formando uma competição de prestígio global. São aguardados aproximadamente 900 pombos provenientes de 31 países, para competir nas provas finais do FCI Campeonato do Mundo e Campeonato do Mundo de Jovens, assim como no Campeonato da Europa de Columbofilia, tanto na categoria sénior como júnior. Além disso, a competição reserva momentos de grande emoção com o Grand Prix de Portugal, uma prova que contabiliza para o Ranking Mundial, o Torneio Ibero Latino-Americano, a Liga Nacional dos Campeões e o Campeonato Nacional de Jovens.

José Luiz Jacinto, presidente da FPC, afirma: “Estamos extremamente felizes por mais uma vez podermos abrir o céu de Mira para esta celebração da Columbofilia a nível internacional. Os nossos pombos-correio, verdadeiros atletas alados, são embaixadores do nosso desporto e estamos ansiosos por ver as suas performances excepcionais. Estes campeonatos são um testemunho do espírito de camaradagem e competitividade que define a Columbofilia. Convidamos todos a juntarem-se a nós neste dia que será memorável.”

Os pombos-correio que vão participar nas competições foram cuidadosamente treinados no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova ao longo dos últimos meses, serão soltos em Paderne, no Algarve, ao nascer do dia, e percorrerão uma distância de 385 quilómetros até Mira. Estima-se que a sua chegada aconteça por volta da hora do almoço.