Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mira realiza acção de sementeira no âmbito do projecto “BeeFood”

17 de Maio 2024 Jornal Campeão: Mira realiza acção de sementeira no âmbito do projecto “BeeFood”

No âmbito do projecto “BeeFood”, financiado pelo Fundo Ambiental e liderado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, o Município de Mira realizou uma acção de sementeira no Pinhal da Gândara, em Portomar. Esta actividade contou com a participação dos alunos da EB1 de Portomar, que mostraram grande empenho em contribuir para um futuro mais verde e sustentável.

O projecto “BeeFood” tem como objectivo transformar áreas dominadas por espécies exóticas invasoras e pela regeneração natural de Eucalyptus spp. em campos de alimentação para abelhas e outras espécies polinizadoras. A iniciativa pretende criar habitats atractivos que beneficiem todas as espécies responsáveis pela polinização, contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas e a preservação da biodiversidade. Além disso, o projecto promove a transformação da paisagem, visando a redução da perigosidade e do risco de incêndios rurais.

Com um investimento total de 63.242,34 euros, dos quais 50 mil são financiados pelo Fundo Ambiental, o projecto prevê a rearborização com espécies autóctones e a sementeira de plantas herbáceas perenes.

Mira é um dos sete municípios da CIM-RC que, até ao final do ano, transformarão mais de 13,5 hectares de áreas florestais em campos de alimentação para abelhas. Este esforço conjunto visa aumentar a biodiversidade, melhorar a saúde dos ecossistemas locais e reduzir a predominância de espécies invasoras e os riscos de incêndios florestais.