Coimbra  17 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mira lança Orçamento Participativo de 2021

25 de Março 2021 Jornal Campeão: Mira lança Orçamento Participativo de 2021

O Município de Mira anunciou, hoje (25), a edição de 2021 do Orçamento Participativo, cujas candidaturas vão poder realizar-se de 01 a 30 de Abril.

O Orçamento Participativo começou, em Mira, em 2015 e permite à população votar na iniciativa que considera mais pertinente e necessária. O projecto vencedor receberá 50 000 euros para o seu desenvolvimento.

Para Raul Almeida, presidente da Câmara Municipal, esta “é uma forma de apelar à participação dos cidadãos na construção de uma sociedade mais activa”, frisando que isso passa, também, “pelo processo de governação local, nomeadamente pela sua intervenção ao nível dos instrumentos financeiros”.

Assim, “o Orçamento Participativo faz parte da estratégia central de actuação do Município de Mira, potenciando a participação de todos na vida das comunidades locais e promovendo assim uma melhor adequação das políticas municipais às necessidades e aspirações dos cidadãos”, frisou o autarca.

Na apresentação da iniciativa foram lembrados os projectos das edições anteriores – “o Centro Paroquial de Solidariedade Social de Mira, com a elaboração do projeto de especialidades e arquitectura para novas instalações; a Associação Cultural e Recreativa do Seixo de Mira, com a criação do Parque Inter-geracional; o Centro Social e Paroquial do Seixo, com a Construção de Sala de Fisioterapia e Capela; a Associação Cicloturista do Cabeço de Mira, com o projecto de Construção de Infra-estruturas no Crossódromo do Carvalho; o Clube Náutico da Praia de Mira, para investimento em novas embarcações e num pontão flutuante; o Abrigo de Carinho – Associação Amigos dos Animais com a construção de um Centro de Recolha Oficial de Animais e, na última edição, a Associação Cultural e Recreativa do Seixo, com a criação do Centro de Interpretação da Casa e Cultura Gandaresa”.

Raul Almeida adiantou ainda que o Conselho Municipal da Juventude vai também trabalhar na construção de um Orçamento Participativo Jovem, que se espera lançar assim que seja possível.

De reforçar que todos os projectos apresentados estão já concluídos e pagos, à excepção do Centro de Recolha de Animais, que está agora em fase de construção, após ter sido incluído no orçamento municipal e transformado numa obra de maior envergadura.

 

Calendarização do Orçamento Participativo

01 de Abril a 30 de Abril – apresentação de propostas

01 de Maio a 15 de Maio – análise técnica das propostas

16 de Maio e 31 de Maio – divulgação da lista final de projectos

01 de Junho a 30 de Junho – votação das propostas

Até 10 de Julho – apresentação pública dos resultados