Coimbra  17 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mira celebra as suas freguesias nas Festas de S. Tomé

23 de Julho 2019

As festas mais emblemáticas de Mira decorrem desde sábado (20) e até quinta-feira (25), no Jardim do Visconde, e querem integrar todas as freguesias do concelho nesta celebração. Amanhã (24), é o dia dedicado à Freguesia de Mira.

Nestes dias, em que não faltará muita música, exposições, gastronomia e diversão para miúdos e graúdos, o programa de animação preparado para celebrar a freguesia tem início pelas 17h45, junto aos stands institucionais, com a apresentação do livro “Antes de morrer quero…”, desenvolvido pelos utentes do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, em Ílhavo.

Segue-se, pelas 18h15, a apresentação de um ‘flashmob’ (coreografia sincronizada) pela Associação de Idosos Mirense, no espaço circular. Às 18h30, é a vez dos cadetes e infantes dos Bombeiros Voluntários de Mira realizarem uma simulação de acidente de viação e socorro; à qual se seguem as actuações do Grupo Folclórico de Portomar (música e dança) e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Mira, com animação no recinto (sem danças).

Este é o primeiro ano que se celebra o dia da freguesia nas Festas de S. Tomé, uma iniciativa da Câmara Municipal em parceria com as juntas de Freguesia para promover e divulgar as suas mais-valias.

A Mira calhou o dia 24 de Julho e para o presidente da Freguesia, Artur Fresco, este desafio foi “recebido com agrado”, embora admita que seja “apenas uma experiência e o primeiro ano”, esperando que seja o início de muitos outros.

“Esta é uma forma de divulgarmos o nosso património, a nossa cultura e o turismo”, salienta o autarca.

No recinto das Festas do padroeiro do concelho – S. Tomé, que vão decorrer de 20 a 25 de Julho, no Jardim do Visconde, estará também presente um espaço de divulgação da freguesia.

Sabendo que esta é uma altura de regresso de emigrantes, o executivo da Junta de Freguesia saúda os seus conterrâneos e agradece a quem os visita, com “votos de boa viagem e óptima estadia”.

Como habitualmente, as entradas são gratuitas e, este ano, a Câmara Municipal de Mira decidiu apostar num cartaz apelativo e diversificado, que de nomes da música nacional como artistas locais.

Ao palco do recinto subirá, logo na primeira noite, Miguel Araújo; seguindo-se Fado com os grupos Nocturno e Àcapella, JaFumega, o mágico João Pessoa e Gonçalo Lopes (ex-concorrente do The Voice, da RTP), Toy e, no último dia, um grande concerto com as duas filarmónicas do concelho: Filarmónica Ressureição de Mira e União de Músicos de Mira.

Ainda no dia 25 de Julho celebra-se o feriado municipal da vila, que além da sessão solene da Câmara Municipal, contará com a tradicional procissão do padroeiro de Mira, São Tomé.

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com