Coimbra  25 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mira: Campeonatos de Columbofilia com 700 pombos de 29 países

30 de Agosto 2018 Jornal Campeão: Mira: Campeonatos de Columbofilia com 700 pombos de 29 países

Pombos-correio provenientes de 29 países participam, sábado (dia 01), em Mira, nos Campeonatos Internacionais de Columbofilia, que incluem cinco provas em simultâneo.

Irão participar na prova final cerca de 700 pombos e a solta única decorrerá, pelas 06h30, em Maqueda (Espanha), com os “atletas” a percorreram, aproximadamente, 375 quilómetros até chegarem, a partir das 12h00, ao Columbródomo de Mira.

Estes Campeonatos Internacionais de Mira vão incluir cinco provas em simultâneo: o Grand Prix Portugal, que conta para o Mundial Ranking da Federação Columbófila Internacional (FCI); o Campeonato da Europa; o Campeonato da Europa de Jovens, dedicado a columbófilos com menos de 25 anos de idade; e a Liga Nacional de Campeões, prova em que só participam os campeões gerais dos clubes portugueses.

Os campeonatos são organizados pela Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), com a colaboração do Município de Mira, tendo os “atletas” iniciado a 15 de Julho os treinos de preparação para a prova final que se realiza sábado.

A lista dos países com pombos inscritos nos campeonatos é a seguinte:

Grand Prix Portugal (27 países) – Portugal, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, China, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Reino Unido, Grécia, Holanda, Hungria, Iraque, Itália, Japão, Kuwait, Malta, Noruega, Polónia, Qatar, Roménia, Suíça e Eslováquia.

Campeonato da Europa Seniores (19 países) – Portugal, Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Reino Unido, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Malta, Noruega, Roménia, Suíça e Eslováquia.

Campeonato da Europa de Jovens (16 países) – Portugal, Alemanha, Áustria, Bélgica, República Checa, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Malta Roménia, Suíça e Eslováquia.