Coimbra  22 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mira assinala Dia Mundial dos Oceanos com acção de limpeza

5 de Junho 2019

Para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, no próximo sábado (08), decorre uma acção de limpeza e recolha de lixo na praia do Poço da Cruz, em Mira.

Os investigadores Elsa Rodrigues e Miguel Pardal, do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), juntam-se ao Município de Mira e ao Colégio Rainha Santa Isabel para promoverem a iniciativa de limpeza que se insere no projecto de investigação “FishFree”, um projecto que tem como objectivo “contribuir para a validação de um ensaio alternativo aos testes letais com peixes”.

As preocupações com o bem-estar animal e “o tempo e recursos despendidos nos testes letais com peixes têm promovido o desenvolvimento de ensaios alternativos, considerando-se promissores e de grande interesse os testes ‘in vitro’ com linhas celulares. Porém, até ao momento, as linhas celulares derivadas de peixes têm mostrado ser menos sensíveis do que os ensaios com peixes”, explica a investigadora Elsa Rodrigues.

O projecto “FishFree” é financiado pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do PT2020.

O ponto de encontro para a acção de limpeza e recolha de lixo será no parque de estacionamento da praia do Poço da Cruz, em Mira, às 10h30.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com