Coimbra  28 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mira acolhe programa cultural em rede no próximo fim-de-semana

20 de Julho 2021 Jornal Campeão: Mira acolhe programa cultural em rede no próximo fim-de-semana

O projecto de programação cultural em rede “Os nossos e os vossos pela Cultura” chega a Mira, no próximo fim-de semana (24 e 25), com a apresentação do espectáculo musical “Sem Maré”.

Os momentos, que serão realizados pela Contracanto Associação Cultura, vão decorrer no Jardim do Visconde, pelas 21h30. As entradas são gratuitas, mas sujeitas a levantamento de bilhete no Mira Center e no Museu e Posto de Turismo da Praia de Mira.

O espectáculo prevê a participação de dois actores principais, dois secundários e cerca de 12 actores amadores locais. Contará ainda com uma forte componente técnica de som, luz e multimédia e um enquadramento cénico de grande dimensão que reflectirá elementos identitários dos municípios envolventes.

De referir que “Os nossos e os vossos pela Cultura” é uma proposta cultural itinerante que junta os município de Mira, Tábua e Vagos. O objectivo passa pela criação de um projecto de programação cultural em rede para promover o acesso universal à cultura de todos os cidadãos com um conjunto de actividades culturais que vão desde o teatro à música, passando pelo videomapping e pela dança. Para além disto, pretende-se promover e desenvolver o património cultural, natural, material e imaterial característico das regiões de Mira, Tábua e Vagos e privilegiar o conceito de itinerância com eventos comuns a estes três concelhos.

Outro dos objectivos passa pelo envolvimento de associações locais e outros agentes que, devido à pandemia da covid-19, viram a sua actividade reduzida, pretendendo-se valorizar a produção cultural local e criar condições para o desenvolvimento económico e social destes territórios.

De referir que “Os nossos e os vossos pela Cultura” é apoiado por fundos da União Europeia, com uma taxa de comparticipação FEDER (Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional) de 100%, co-financiado através do Programa Operacional Regional – Centro 2020.