Coimbra  16 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ministro da Ciência e coordenador do PS para a educação em debate sobre o futuro

29 de Maio 2020 Jornal Campeão: Ministro da Ciência e coordenador do PS para a educação em debate sobre o futuro

Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Tiago Estêvão Martins, coordenador do Grupo Parlamentar do PS, são os convidados de uma debate, esta tarde, na página de Facebook da Federação de Coimbra da Juventude Socialista.

A conferência pretende debater o futuro da internacionalização do sector da educação e terá início pelas 18h00, através desta hiperligação https://www.facebook.com/jsfederacaocoimbra/.

Este não é, contudo, um evento isolado, já que no âmbito da comemoração dos 22 anos da criação do Espaço de Ensino Superior Europeu, a Federação Distrital de Coimbra da Juventude Socialista tem vindo a organizar uma série de webinars para “discutir os impactos da covid-19 na internacionalização do ensino superior, assim como o futuro da área, contando com a presença de personalidades do sector”.

“Enfrentando actualmente uma pandemia que colocou em causa a mobilidade e a crescente internacionalização do sector do ensino superior português dos últimos anos, a Federação Distrital de Coimbra da Juventude Socialista dinamizou um conjunto de eebinars para debater os impactos e o futuro desta área”, sublinha.

Nestas conferências já marcaram presença Maria Helena Nazaré, presidente da Associação Europeia de Universidades entre 2011-2015 e presidente do Conselho Coordenador do Ensino Superior no mandato 2016-2020; Robert Napier, presidente da Associação Europeia de Estudantes e representante desta comunidade junto do Conselho Europeu e da UNESCO.

“A Federação Distrital de Coimbra da Juventude Socialista decidiu juntar os principais agentes do ensino superior para reflectir sobre a forma como o ensino superior se deve adaptar aos novos tempos, principalmente no campo da mobilidade que será tremendamente afectada a nível mundial. Numa altura em que se prepara o próximo ano lectivo, é fundamental contar com as perspectivas de estudantes, docentes e decisores políticos para preparar o futuro do sector e assegurar a sua valiosa missão social”, refere José Dias, presidente da Federação Distrital de Coimbra da JS.