Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ministra Ana Abrunhosa é a cabeça-de-lista do PS pelo círculo de Coimbra

23 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Ministra Ana Abrunhosa é a cabeça-de-lista do PS pelo círculo de Coimbra

A ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa vai encabeçar a lista de candidatos a deputados do PS pelo círculo de Coimbra nas próximas eleições legislativas, tendo sido indicada pela Direcção de Pedro Nuno Santos.

A Direcção nacional do partido também chegou a acordo com Daniel Adrião, que concorreu à liderança dos socialistas nas eleições internas de 15 e 16 de Dezembro – e cuja corrente tem quatro elementos na Comissão Nacional -, integrando-o como quinto da lista pelo círculo de Coimbra.

Ana Abrunhosa, antes de ser ministra nos dois últimos Executivos liderados por António Costa, foi presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro entre 2014 e 2019 e é professora na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Entre Ana Abrunhosa na primeira posição e Daniel Adrião no quinto lugar, entram na lista de candidatos a deputados do PS por Coimbra o ex-presidente da Federação Pedro Coimbra (2.º lugar) e os também actuais deputados Ricardo Lino (3.º) e Raquel Ferreira (4.º), presidentes das Comissões Políticas Concelhias de Coimbra e da Figueira da Foz, respectivamente.

A lista socialista pelo círculo de Coimbra foi aprovada na noite de segunda-feira para esta terça-feira, no âmbito da Federação Distrital, com 39 votos a favor, 33 contra, registando-se ainda quatro votos em branco e um nulo.

Refira-se que a lista de efectivos tem, em 6.º lugar, Daniel Azenha, da Figueira da Foz, líder distrital de Coimbra da Juventude Socialista e ex-presidente da AAC, e no 7.º lugar Olga Nunes, de Tábua, presidente distrital das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos.

O elenco dos efectivos inclui Francisco Reigota, presidente da Junta de Freguesia de Mira, e Carolina Simões, advogada, de Soure.

Em Leiria, o PS repete como cabeça-de-lista Eurico Brilhante Dias, ex-secretário de Estado para a Internacionalização, que já foi candidato pelo círculo eleitoral de Leiria nas eleições legislativas de Janeiro de 2022.

Além de Eurico Brilhante Dias e Ana Abrunhosa, são dados como certos os seguintes cabeças de lista: Pedro Nuno Santos (Aveiro), Mariana Vieira da Silva (Lisboa), Francisco Assis (Porto), Francisco César (Açores), Jamila Madeira (Faro), Ana Catarina Mendes (Setúbal), Alexandra Leitão (Santarém), Ricardo Pinheiro (Portalegre), Ana Mendes Godinho (Guarda), Álvaro Beleza (Vila Real) e Augusto Santos Silva (Fora da Europa).

A Comissão Política do PS reúne-se na noite desta terça-feira para aprovar a versão final das listas de candidatos a deputados às próximas eleições legislativas, encontro que será antecedido por uma reunião do Secretariado, o órgão de Direcção.

LISTA DO PS/COIMBRA

1 Ana Abrunhosa

2 Pedro Coimbra

3 Ricardo Lino

4 Raquel Ferreira

5 Daniel Adrião

6 Daniel Azenha

7 Olga Nunes

8 Francisco Reigota

9 Carolina Simões

Suplentes

10 Sérgio Negrão

11 Alice Portugal

12 Rita Amado Ferreira

13 João Miguel Henriques

14 José Carlos Alexandrino