Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mil Pássaros vão dar cor ao Convento São Francisco até Setembro

12 de Junho 2024 Jornal Campeão: Mil Pássaros vão dar cor ao Convento São Francisco até Setembro

Parte do resultado do projecto Mil Pássaros, realizado pela Companhia de Música Teatral (CMT), em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e com o Convento São Francisco (CSF), vai ser conhecido no próximo dia 14 de Junho, com a apresentação de uma instalação no CSF que reúne os pássaros coloridos (orizuros) concebidos pelas 48 turmas de 31 jardins-de-infância da rede pública concelhia que participaram no projecto.

A iniciativa foi apresentada no Foyer do Grande Auditório do CSF, pela vereadora da Educação da autarquia, Ana Cortez Vaz, e pela presidente da Companhia de Música Teatral, Helena Rodrigues. A partir de 14 de Junho a instalação vai crescer, atingindo o seu ponto máximo no dia 18 de Julho, integrando também o programa Dar a Ouvir, que decorre até 1 de Setembro.

O projecto Mil Pássaros Coimbra tem sido desenvolvido nos jardins-de infância do concelho com o objetivo de promover o bem-estar e incentivar a qualidade das práticas artístico-educativas junto da comunidade pré-escolar.

A vereadora da Educação da Câmara de Coimbra, Ana Cortez Vaz, salienta a importância deste projeto, sobretudo por “levar a Cultura a todos os alunos, independentemente do local onde moram” e agradeceu à CMT a coprodução com a Câmara Municipal. Ana Cortez Vaz recordou, ainda, que “este é o primeiro grande projecto do Município de Coimbra que envolve a Cultura e a Educação [neste caso, pré-escolar]”. O Mil Pássaros possibilita “levarmos a Cultura onde as crianças estão”, reforçou a vereadora, considerando que por isso esta é “certamente uma aposta ganha”. Já a presidente da CMT, Helena Rodrigues, reforçou que o grande objectivo do Mil Pássaros é “a qualificação da comunidade pré-escolar”.

A instalação Mil Pássaros vai reunir, assim, mais de 1.000 pássaros de todas as cores e feitios, conhecidos como orizuros, desde o próximo dia 14 de Junho até ao dia 1 de Setembro no CSF. A exposição artístico-musical, criada pela CMT, que resulta de um processo de partilha das crianças com os seus pais e educadoras, uma vez que todos juntos construíram os orizuros que, segundo a tradição da arte japonesa, são um símbolo de paz e felicidade. A instalação vai continuar a crescer e, a partir de 18 de Julho, expande-se e ganha novos contornos, integrando o evento Dar a Ouvir – Paisagens Sonoras da Cidade. Nessa altura, novos orizuros serão acrescentados à instalação.

Recorda-se que o projecto Mil Pássaros proporciona experiências musicais e artísticas, coloca em diálogo as crianças, as suas famílias e educadoras, e promove, assim, a construção de bases educativas para resultados a longo prazo, levantando questões que urge abordar desde a primeira infância.

FOTO: Câmara Municipal de Coimbra | Catarina Gralheiro