Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escritor Miguel Torga homenageado pela Associação Portuguesa de Escritores

24 de Março 2022 Jornal Campeão: Escritor Miguel Torga homenageado pela Associação Portuguesa de Escritores

A Associação Portuguesa de Escritores (APE) vai promover um ciclo de homenagens a escritores portugueses, na Biblioteca Municipal do Palácio Galveias, em Lisboa, que começa no dia 29, com uma evocação a Miguel Torga.

De acordo com a APE, esta sessão terá como interveniente a professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Cristina Robalo Cordeiro, que falará sobre a vida e a obra do escritor.

Trata-se de um “desafio à comunidade de leitores deste escritor humanista, mas é sobretudo o mote para leituras de textos de Miguel Torga, em voz alta”.

Este é o registo de todo o ciclo de homenagens, “Traga um livro e dê voz à obra do autor”, que convida as pessoas a levarem um livro do autor homenageado e a fazerem leituras em voz alta de passagens à sua escolha.

A sessão seguinte terá lugar no dia 19 de Abril, e homenageará Natália Nunes, contando com as intervenções de Annabela Rita e Cristina Carvalho, seguindo-se, a 10 de Maio, a evocação de Natália Correia, com a participação de Fernando Dacosta e Helena Roseta.

No dia 8 de Junho, a escritora homenageada será Maria Ondina Braga, numa sessão que contará com a participação de Isabel Cristina Mateus.

Considerado uma figura incontornável da literatura portuguesa, o primeiro homenageado, Miguel Torga, Prémio Camões em 1989, nasceu em 1907 e morreu em 1995, tendo deixado uma vasta obra que abrange poesia, prosa, romance e até teatro, traduzida para diversas línguas.