Coimbra  30 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Miguel Calhaz apresenta em Coimbra os grandes mestres da canção de Abril

16 de Maio 2024 Jornal Campeão: Miguel Calhaz apresenta em Coimbra os grandes mestres da canção de Abril

O quarto álbum de Miguel Calhaz, que homenageia os grandes mestres da canção de Abril, vai ser apresentado sexta-feira, em Coimbra, prevendo-se que o segundo volume seja lançado até ao fim do ano.

“Vou apresentar versões minhas de temas dos grandes cantautores de Abril, nomeadamente Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Fausto, Adriano Correia de Oliveira e José Mário Branco. São versões que fui recolhendo ao longo da minha vida, de autores que me marcaram muito durante a juventude”, destaca Miguel Calhaz.

O espectáculo de apresentação de “ContraCantos”, o quarto álbum do cantautor e contrabaixista natural da Sertã, terá lugar pelas 22h00 de sexta-feira, no Salão Brasil, em Coimbra.

“Trata-se de um trabalho que me deu muito gosto fazer, aliando a voz ao contrabaixo, nestes temas que me dizem tanto. Penso que é preciso continuar a divulgar a mensagem dos grandes mestres da canção de Abril, nestes tempos tão conturbados, em que a intolerância parece ser ainda uma ameaça”, referiu.

Em declarações à agência Lusa, Miguel Calhaz, que é também professor do Conservatório de Música de Coimbra, explicou que este é o primeiro volume de um trabalho a que já está a dar continuidade, “porque a luta é contínua”.

“Teremos um volume dois em breve, está na forja e já está a começar a ser gravado. Queria ver se no final deste ano já estava pronto para ser apresentado no próximo ano”, informou.

O álbum Contracantos volume 1 inclui um total de 16 canções da corrente que se usou chamar ‘canção de protesto’ ou ‘de intervenção’, entre as quais “Espalhem a Notícia”, “Maio Maduro Maio”, “Tu Gitana”, “Por Este Rio Acima” e “Eu Vi Este Povo Lutar (Confederação)”.

O primeiro trabalho de Miguel Calhaz foi editado em 2012, com o título “Estas Palavras”, seguindo-se “vozCONTRAbaixo” em 2017 e “Contemporânea Tradição” em 2023.

Licenciado em Educação Musical e em Contrabaixo/Jazz, e mestre em Ensino da Música Jazz, Miguel Calhaz é professor do Curso Profissional de Jazz e da Orquestra Geração, no Conservatório de Música de Coimbra.