Coimbra  1 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Metrobus: Manuel Machado fala de “dia especialmente esperançoso”

2 de Junho 2017 Jornal Campeão: Metrobus: Manuel Machado fala de “dia especialmente esperançoso”

Manuel Machado considera o dia de hoje “especialmente esperançoso para Coimbra e sua região” graças à apresentação do figurino destinado a retirar do impasse o Sistema de Mobilidade do Mondego.

“Assistimos ao início da resolução do bloqueio estrutural mais sério que, nesta última década tolheu o desenvolvimento harmónico de Coimbra e dos concelhos a Leste do seu território”, afirmou o líder do Município conimbricense.

Segundo o autarca, Coimbra não pode continuar sem recurso a um tipo de transporte adequado às pendulações casa – trabalho e casa – universidade da sua população.

“A cidade não pode continuar com o seu centro histórico esventrado e os milhares de doentes que, todos os dias, afluem aos seus hospitais e centros de saúde sem terem um transporte adequado às suas necessidades”, prosseguiu o edil.

Para Manuel Machado, o ministro Pedro Marques tornar-se- á “uma figura incontornável da História urbana futura de Coimbra se a solução acabada de apresentar for concretizada, sem atrasos, até 2021”.

“Ao pragmatismo do ministro Pedro Marques a desatar este nó do Sistema de Mobilidade do Mondego, quer a Câmara de Coimbra corresponder com igual pragmatismo: o que é preciso é haver um equipamento adequado a transportar pessoas – em grande quantidade, com rapidez, com conforto e de forma ambientalmente sustentável – nos trajectos em que há necessidade e se faz sentir procura”, indicou o autarca.

Sem embargo de nunca ter sido maoísta, Machado recordou uma frase de um “mestre do pragmatismo”, que foi o chinês Deng Xiaoping, em cujo ponto de vista “não importa se o gato é preto ou branco desde que cace os ratos”.

“Andar sem carro em Coimbra tem de ser mais fácil, tem de ser mais agradável, mais rápido, mas bonito… mais cosmopolita, se quiserem”, concluiu Manuel Machado.