Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Metro Mondego estica início do MetroBus para Março de 2024

24 de Março 2022 Jornal Campeão: Metro Mondego estica início do MetroBus para Março de 2024

A Metro Mondego lançou esta quinta-feira um novo concurso para o fornecimento de autocarros eléctricos e serviços de manutenção do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), após a exclusão de todas as propostas no anterior procedimento.

O concurso prevê a compra de 35 autocarros eléctricos articulados com 18 metros de comprimento, com a opção de aquisição de cinco autocarros adicionais, o que corresponde a um investimento de 39,2 milhões de euros (acrescidos de IVA) para o fornecimento das 40 viaturas e sistema de carregamento de baterias, afirma a Metro Mondego.

No mesmo concurso é previsto também um investimento de 18,8 milhões (mais IVA) para serviços de manutenção dos veículos e sistema de carregamento durante 15 anos, acrescenta.

“Este concurso surge na sequência da extinção do procedimento anterior com o mesmo objecto, lançado em 2021, devido à exclusão de todas as propostas, que continham problemas formais ou materiais de cumprimento do código de contratação pública ou do caderno de encargos”, explica a sociedade.

Segundo a Metro Mondego, o novo procedimento “dará oportunidade a que todos os concorrentes apresentem as suas melhores propostas, evitando os problemas do anterior procedimento”.

Se no anterior concurso, a Metro Mondego previa a adjudicação do fornecimento de autocarros e demais serviços para Dezembro de 2021 e a entrega dos primeiros veículos no “segundo semestre de 2023”, agora a sociedade prevê a entrega “do primeiro veículo em Dezembro de 2023” e a entrada em serviço do Serviço de Mobilidade do Mondego em Março de 2024.

O SMM consiste na implementação de um MetroBus, utilizando veículos eléctricos a baterias que irão operar no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra, ligando esta cidade a Serpins, no concelho da Lousã, com passagem em Miranda do Corvo, numa extensão de 42 quilómetros.