Coimbra  13 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Meruge: Aldeia granítica de “porqueiros” celebra os enchidos

6 de Novembro 2019
«Íï

Coimbra é convidada a conhecer uma aldeia e um povo que mantém vivo o paladar

A Feira do Porco e do Enchido de Meruge realiza-se no próximo domingo (dia 10), num cenário granítico milenar da aldeia conhecida como “terra de porqueiros”, no concelho de Oliveira do Hospital.

Este certame, que vai para a 17.ª edição, evidencia o papel dos “porqueiros” (negociantes de porcos) no desenvolvimento económico da freguesia de Meruge e enaltece a excelência dos enchidos feitos por mãos artífices de mulheres, com a Feira do Porco e do Enchido a afirmar-se como “o mais vernáculo e atractivo cartaz etno-lúdico e gastronómico da Beira-Serra.

Na Lage Grande, os visitantes não irão resistir às chouriças de carne e de bofes, às morcelas e às farinheiras, aos paios e presuntos curados. Nas tasquinhas encontrar-se-à o inimitável Arroz de Suã, mas também o porco no espeto com arroz de feijão, os torresmos à moda de Meruge, feitos à fogueira em caçoilo de barro, e a feijoada à moda de Nogueirinha.

Do forno comunitário sairá a bôla de carne, de bacalhau ou de sardinha, ou a broa de milho, e quem quiser confeccionar a própria refeição terá à sua disposição, gratuitamente, as fogueiras e os caçoilos de barro, bastando comprar a carne.

No centro das atenções vão estar também a Feira-Mostra do Porco Bísaro, a Feira da Agricultura Familiar e do Mundo Rural e a Feira da Doçaria.

No sábado (dia 09), o programa começa com uma exposição sobre “O porco bísaro na economia rural, através dos tempos”, e prossegue com um colóquio sobre “O regresso dos prisioneiros da 1.ª Grande Guerra e a Criação da Cruz Vermelha”. A festa inclui o magusto tradicional na caruma, na Lage Grande, com castanhas e jeropiga, um serão musical com o Fado ao Centro, pelas 21h00, e o Teatro de Fogo – “Esplendor nas Trincheiras”, pelo grupo VivÁrte, às 23h00.

A 17.ª Feira do Porco e do Enchido de Meruge foi apresentada, hoje, em Coimbra, pela Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, entidade organizadora em conjunto com a Junta de Freguesia de Meruge, com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da ADXTUR – Aldeias do Xisto.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com