Coimbra  18 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Meritposition distinguida pela União Europeia como Startup do ano 2019

11 de Setembro 2019

Nuno Lopes Ribeiro (director executivo e farmacêutico) e Hugo Ribeiro (consultor clínico e médico)

 

A Meritposition, incubada no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, foi distinguida pela EIT Health InnoStars na União Europeia como uma das 15 “Startups do ano de 2019”, na área de inovação em cuidados de saúde.

A ‘startup’ conquistou esta distinção graças ao desenvolvimento de um software – o “GeriCarePro”, com “know-how” português, que pretende “melhorar a qualidade de vida do idoso”. Foi criado com multidisciplinaridade, nas áreas de medicina, enfermagem, psicogerontologia, ciências farmacêuticas e engenharia informática.

Esta distinção, além dos 50 000 euros de prémio é, para o software “GeriCarePro”, “uma montra para o mundo e uma prova da excelência do trabalho feito pela equipa de desenvolvimento do produto”, revela Nuno Ribeiro, farmacêutico e director executivo da empresa.

Este inovador software é especializado no apoio à gestão e prestação de cuidados de saúde em instituições geriátricas e paliativas (lares, residências seniores, unidades de cuidados continuados e de cuidados paliativos) e destina-se a todo o mercado de estruturas residenciais para pessoas idosas em Portugal e no mundo.

O produto está, neste momento, em fase de lançamento no mercado, disponível em português, inglês, espanhol e francês e preparado para funcionar em dispositivos móveis.
Entre as principais características, o “GeriCarePro” possui: extrema facilidade de uso do “GeriCarePro” por profissionais da área da geriatria onde qualquer função do programa pode ser acedida em três cliques; o sistema de alerta, que evita que o idoso seja medicado de forma incorrecta sendo, neste caso, uma ferramenta fundamental para auxiliar a decisão médica; a avaliação geriátrica global, o diagrama corporal e a avaliação e caracterização da dor para possibilitar a implementação das melhores práticas de acompanhamento personalizado dos utentes.

Segundo a Meritposition, este software “ajuda as instituições a melhorar a gestão diária, com redução de custos e optimizando os recursos, mas principalmente a melhorar significativamente a qualidade do apoio prestado aos idosos”.

O “GeriCarePro” é um produto criado e desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de cinco elementos (dois engenheiros informáticos e de software e dois médicos) liderada por Nuno Lopes Ribeiro.
A equipa conta ainda com Hugo Ribeiro, consultor clínico da Meritposition e principal responsável pelo desenho do “GeriCarePro”, tratando-se de um médico especialista em Medicina Geral e Familiar e especializado em Geriatria e em Cuidados Paliativos.
“Após seis meses de testes rigorosos em três Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPIs) no país, e com o ‘feedback’ que esses testes nos deram, estamos em condições de lançar o produto para o mercado. A mais-valia desta solução para as residências sénior e unidades de cuidados continuados está patente em todos os que já a puderam utilizar e estamos claramente a definir uma linha qualitativa na área dos softwares de gestão no campo da geriatria”, refere Nuno Ribeiro.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com