Coimbra  22 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mercado Medieval dá início a meses de animação nos Olivais

8 de Maio 2019

Francisco Andrade (presidente da Junta) ladeado, à esquerda, por Nuno Marques (Bombarda) e António de Moura Távora, e à direita por Graça Oliveira e Mafalda Lopes (Academia Wolfdance)

 

A partir do próximo fim-de-semana e por todo o Verão, a animação não vai parar na freguesia de Santo António dos Olivais. O início desta temporada festiva vai ser já no sábado (11), com o III Mercado Medieval, no largo Padre da Estrela Ferraz.

A iniciativa cultural, promovida pela Academia Wolfdance e pela companhia de teatro Bombarda, tem sido realizada na sede da escola de dança, no Casal do Lobo, nos últimos anos, mas a qualidade do evento levou o presidente da Junta Francisco Andrade a desafiar a organização a realizar a iniciativa no local mais emblemático da freguesia, o largo dos Olivais.

“Este é um evento acima da média e a ideia é que se realize uma semana antes da Romaria do Espírito Santo, criando um ponto de referência para o futuro e para que possamos começar a divulgar outras actividades”, explicou o autarca, sublinhando que esta é, assim, uma forma de “fazer uma ligação com a Romaria, chamando cada vez mais pessoas a Santo António dos Olivais”.

Para a Wolfdance, que “está a crescer”, fazia “todo o sentido esta parceria, num espaço diferente e com uma maior grandeza”, afirmou Mafalda Lopes, da Academia de dança.

Assim, o Mercado será recheado de actividades, sendo que o objectivo principal “é que não haja tempos mortos”, revelou a responsável. Música, dança e teatro serão uma constante, num programa que inclui apresentações dos alunos da Academia Wolfdance, crianças e jovens, entre os quatro e os 22 anos.

No total, nas recriações históricas vão participar mais de 150 pessoas, até porque o principal objectivo é que “os visitantes façam uma viagem no tempo até à época medieval, explorando as personagens e podendo participar nas actividades da altura: tiro ao alvo, armadura, jogos medievais, etc.”, explicou Nuno Marques, da companhia Bombarda, ressalvando que o Mercado “não é só para ver, é também para vivenciar”, podendo agradar a crianças e adultos.

Durante os dois dias estarão no espaço cerca de 20 artesãos, todos os objectos únicos e que não se repetem, desde bijuteria, cosmética natural, sabonetes, couro, madeiras, etc. Também haverá três locais de “comes & bebes”, cujas principais atracções serão a cidra e o pernil.

“Esta terceira edição, pelo espaço onde decorrerá, penso que vai dar um salto e ser a primeira de muitas, tendo tudo para ser uma referência a nível nacional”, notou Nuno Marques.

O programa do Mercado tem início com um cortejo medieval, entre o Pavilhão dos Olivais e o largo, pelas 17h00, seguido da abertura oficial, às 18h00. Neste primeiro dia, e até às 23h00 (hora de encerramento), muitos serão os momentos de dança, teatro e música, onde a comédia e a animação são ponto de honra. No domingo, o programa volta a ser preenchido com muitas actividades, a partir da abertura da feira, às 12h00, e até às 22h00. O encerramento das actividades será às 21h00, com uma representação do “assalto ao burgo”. As entradas são gratuitas.

Romaria preenche o largo de 18 de Maio a 10 de Junho

A animação na freguesia de Santo António dos Olivais segue, logo no fim-de-semana seguinte, com a tradicional e secular Romaria do Espírito Santo, que ocupará o largo dos Olivais entre 18 de Maio e 10 de Junho.

“A Romaria é uma ligação entre os tempos passados, passando pela época dos romeiros de Santo António e até aos nossos dias”, explicou Graça Oliveira, responsável pelo pelouro da Cultura da Freguesia.

O programa volta a ser “pensado para agradar a todos os visitantes”, com destaque para as actividades preparadas para o Dia da Criança, dia 31 de Maio, com o concerto “Viajar no Tempo”, pela Academia de Música de Coimbra.

Os artesãos, as tasquinhas, as incontornáveis farturas e os carrocéis voltam a ser parte integrante da Romaria, que termina com a tradicional procissão de Santo António, a 13 de Junho, e com o Cortejo do Imperador, dia 16 de Junho.

Logo após o término da Romaria, a animação passa para o Vale das Flores com os Santos Populares e, em pleno tempo quente, regressam as ‘Noites de Verão’ ao Bairro de Norton de Matos.

 

Programa do Mercado Medieval

Sábado (11) 
17h00 – Cortejo Medieval pelas ruas do Burgo.
18h00 – Auto de abertura do mercado.
18h30 – Danças e Bailias.
19h00 – Tragicomédia: Funeral do Girondino. Teatralização cómica na praça.
20h00 – Comeres e beberes fartos nas tabernas do burgo.
21h00 – Cortejo Eclesiásticos. Visita e Bênção do Burgo pelo Bispo de Coimbra – Teatralização cómica itinerante.
21h30 – Danças e Bailias.
22h00 – Espectáculo de Fogo na Praça do Burgo.
23h00 – Encerramento das Pipas e do Mercado.

Domingo (12)
12h00 – Abertura do Mercado.
13h00 – Comeres e beberes fartos nas tabernas do Burgo.
15h00 – Torneio de Tiro ao Arco. Acampamento.
15h30 – Danças e Bailias.
16h00 – Os Arabinos. Encantadores de serpentes e outros animais exóticos com música.
16h30 – Danças e Bailias.
17h00 – Treino de Cavaleiros. Adubamento de novos cavaleiros, demonstração e armas apeado.
19h00 – Contadores de histórias. Teatralização praça.
20h00 – Comeres e beberes fartos nas tabernas do burgo.
20h30 – Danças e Bailias.
21h00 – Assalto Ao Burgo. Milícias sarracenas cercam e tentam tomar de assalto o Burgo.
22h00 – Auto de Encerramento do Mercado Medieval de Stº Antº dos Olivais.

Artesanato, animação musical, animação de rua e tabernas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com