Coimbra  4 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mercado em Oliveira do Hospital completa 10 anos de existência

15 de Julho 2020 Jornal Campeão: Mercado em Oliveira do Hospital completa 10 anos de existência

Dois meses após a reabertura do Mercado Municipal de Oliveira do Hospital, a mostra de produtos biológicos e agrícolas em modo de produção tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”, regressa este sábado (18), entre as 9h00 e as 13h00, com uma edição especial para comemorar os 10 anos de existência.

O Município e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital vêm realizando a mostra de produtos no Mercado Municipal, no segundo sábado de cada mês.

Esta mostra, do concelho de Oliveira do Hospital e da região da Beira Serra, faz parte dos hábitos de consumo de todos aqueles que preferem produtos de qualidade a preços mais baixos, assumida como um meio de promoção de hábitos de alimentação saudável.

Todos os meses, produtos vindos directamente da terra enchem as bancas do Mercado e fazem desta iniciativa uma alternativa aos hábitos de consumo dos oliveirenses e de todos os que habitualmente visitam este espaço, que se tem vindo a afirmar cada vez mais de cariz regional, adoptando também o nome de Mercado de Montanha.

Desde o seu início, o número de produtores permanentes tem vindo a aumentar, tendo passado pelo evento, no total, mais de uma centena.

A organização continua a aceitar inscrições de mais e novos produtores, para que esta iniciativa possa continuar a crescer.

É reconhecida, hoje em dia e cada vez mais, a importância que os produtos da terra têm na alimentação quotidiana.

Outra das facetas mais interessantes da mostra resulta da oportunidade que tem sido dada a vários produtores locais para escoarem a suas produções, permitindo acréscimos de rendimento a estas famílias.

“Da Nossa Terra” mostra o que se produz em termos de produtos biológicos e agrícolas em modo de produção tradicional no concelho de Oliveira e concelhos limítrofes, não esquecendo igualmente algum do artesanato do concelho e da região.

Na mostra, podem participar todos os produtores biológicos do concelho e da região, bem como produtores de agricultura tradicional, desde que se insiram no âmbito desta iniciativa e que queiram abraçar a causa da promoção, divulgação e venda dos produtos produzidos na terra, seja em modo de produção tradicional, as usuais produções da horta, do quintal ou da quinta, sejam os produtos biológicos.

O evento deu os primeiros passos pela mão do CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social, em Julho de 2010, tendo como parceiros o Município de Oliveira do Hospital e as associações ADIBER, Caule e Solo Vivo. A partir de Setembro de 2012, a organização passou para a esfera do Município e da ADI.

Aos interessados em divulgar e comercializar os seus produtos, nesta ou em próximas iniciativas, podem efectuar a sua inscrição no Gabinete de Apoio à Vereação, através do endereço electrónico gav@cm-oliveiradohospital.pt ou contacto telefónico 238 605 257.