Coimbra  7 de Dezembro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mercado de Coimbra vai ter Feira do Livro, de Natal e festa de passagem de ano

29 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Mercado de Coimbra vai ter Feira do Livro, de Natal e festa de passagem de ano

A Câmara de Coimbra vai apreciar, segunda-feira, três propostas de dinamização do Mercado Municipal D. Pedro V, a realizar em parceria com a Renasceia, que tem a concessão dos espaços de restauração.

Os eventos – uma Feira do Livro, um Mercado de Natal e a celebração da Passagem de Ano – implicam a abertura excepcional do Mercado nos domingos dias 26 de Novembro, 10 e 31 de Dezembro.

O primeiro é uma feira do livro que decorre entre os dias 24 e 26 de Novembro. Com o nome “Livros no Mercado”, esta iniciativa conta com a participação de diversos livreiros da cidade e com uma programação própria e requer abertura excepcional do Mercado Municipal no domingo, dia 26, entre as 8h00 e as 17h00.

Já em Dezembro, entre os dias 8 e 10, vai realizar-se uma edição especial de Natal do Coimbra Hype Market, um mercado urbano que pretende dar oportunidade a artistas e empreendedores de exporem os seus trabalhos.

O evento prevê a participação de mais de 30 expositores e une criativos de várias áreas, como o artesanato, a bijuteria, a pintura e a moda, contando com actividades para toda a família. Além das tradicionais bancas dos expositores existe ainda a possibilidade de realização de workshops, demonstrações, actividades, estando previsto um espaço dedicado às crianças e música ao vivo. A iniciativa implica a abertura extraordinária do Mercado Municipal D. Pedro V no dia 10 de Dezembro, domingo, entre as 08h00 e as 17h00.

Na última noite de 2023, o Mercado irá acolher a celebração da Passagem de Ano, integrando pela primeira vez a programação do Município para esta data. Para isso, e uma vez que o dia 31 de Dezembro é um domingo, o Mercado estará aberto, a título excepcional, entre as 19h00 e as 4h00.

“Tratam-se de iniciativas de grande interesse para os habituais utilizadores do Mercado Municipal e de captação novos públicos, sobretudo mais jovens, sendo acções de animação interior, semelhantes a outras que já se realizaram anteriormente e que tiveram bastante sucesso com a adesão de diversos participantes”, sustenta a informação dos serviços municipais, acrescentando que “estas acções têm ainda como objectivo a divulgação das novas valências existentes no Mercado Municipal D. Pedro V, como a oferta económica, mas também cultural e turística”.

Recorde-se que o piso 0 do Mercado Municipal está aberto de segunda-feira a sábado, das 6h00 às 19h00. Já os pisos 1 e 2 funcionam até às 24h00, de segunda a quarta-feira, e até às 2h00, de quinta-feira a sábado.