Coimbra  4 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Médicos do Centro desafiam CHUC “a respeitar prioridades do plano de vacinação”

6 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Médicos do Centro desafiam CHUC “a respeitar prioridades do plano de vacinação”

Começa esta sexta-feira (06) o segundo período de vacinação de profissionais no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Momento que a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) considera “muito importante já que irá contribuir para proteger os profissionais mais expostos aos riscos e dar condições de segurança aos doentes”.

Neste sentido, a SRCOM “pede que sejam escrupulosamente respeitados os critérios de prioridade do Plano de Vacinação contra a covid-19 definidos pela ‘task-force’ e pelo Ministério da Saúde, uma vez que têm chegado à Ordem dos Médicos queixas de vários profissionais do CHUC que, fazendo parte integrante do grupo de risco e estando expostos diariamente ao vírus SARS-CoV-2, não foram, ainda, chamados para vacinação como definido superiormente”.

“Temos de garantir que os profissionais com maior probabilidade de exposição à covid-19 e que fazem parte dos serviços essenciais estejam efectivamente a ser vacinados. Não se pode pedir aos profissionais para estarem na linha da frente e depois não serem esses mesmos a estar incluídos nos grupos prioritários”, alerta Carlos Cortes, presidente da SRCOM.

O responsável sublinha, ainda, que urge cumprir com todas as definições do Ministério da Saúde e da respectiva ‘task-force’ em relação aos grupos prioritários de vacinação.