Coimbra  29 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Médicos de Coimbra criam grupo de acompanhamento do Covid-19

2 de Março 2020 Jornal Campeão: Médicos de Coimbra criam grupo de acompanhamento do Covid-19

Médicos de várias especialidades (Pneumologia, Saúde Pública, Doenças Infecciosas, Pediatria, Medicina Geral e Familiar, Medicina do Trabalho, e Patologia Clínica) vão integrar o ‘Grupo de Acompanhamento do Covid-19’ criado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) e que será coordenado por Carlos Robalo Cordeiro, pneumologista, director do Serviço de Pneumologia do CHUC e director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

“Temos de contrabalançar o alarmismo, o pânico e a desinformação. A DGS tem de estabelecer os procedimentos correctos para serem cumpridos nos hospitais e nos centros de saúde”, refere Carlos Cortes, presidente da SRCOM, “agora que já temos casos identificados, a DGS não pode ficar por intenções vagas e pouco precisas”.

O presidente afirma, ainda, que “ao contrário do que está a acontecer, é preciso enfrentar esta infecção com as melhores práticas de comunicação e partilha de informação junto dos utentes mas também junto dos profissionais de saúde que estarão na linha da frente”.

A Ordem dos Médicos pretende, com este grupo especializado, colocar ao serviço da comunidade médica a melhor e a mais correcta avaliação face a eventuais incoerências e desinformação nas unidades de saúde.