Coimbra  28 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Médico especialista no CHUC e na UOC cria plataforma online para oftalmologistas

12 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Médico especialista no CHUC e na UOC cria plataforma online para oftalmologistas

Miguel Raimundo, oftalmologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e na UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra, é o criador de uma plataforma online clínica destinada a oftalmologistas, que permite monitorizar e optimizar os resultados refractivos na cirurgia da catarata.

Baptizada de “IOLzero”, esta nova ferramenta permite que os cirurgiões possam analisar de forma constante os seus resultados e introduzir factores de correcção para as cirurgias seguintes.

A ideia de construção do “IOLzero” surgiu em consequência das próprias necessidades de Miguel Raimundo enquanto cirurgião oftalmologista.

O ‘software’ encontra-se nesta altura na fase final de desenvolvimento, estando já disponível para os oftalmologistas uma versão experimental, em https://iolzero.com, com praticamente todas as funcionalidades operacionais.

A primeira versão foi disponibilizada em Maio deste ano, tendo o grosso do desenvolvimento sido feito durante o período de confinamento, pelo que o oftalmologista autor da plataforma está convicto de que a mesma “estará madura o suficiente para se considerar estável em Janeiro do próximo ano”.

IOLzero” optimiza resultados em cirurgia de catarata

A “IOLzero” foi pensada especificamente para oftalmologistas, permitindo a “monitorização e optimização de resultados refractivos na cirurgia da catarata, com recurso a técnicas de ‘data science’ e algoritmos de optimização próprios. Trata-se de um processo de melhoria contínuo, que incorpora permanentemente o ‘feedback’ e correcções dos cirurgiões”, nota o médico.

Miguel Raimundo realiza investigação na área das neurociências da visão no Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research (CIBIT) e é certificado em Investigação Clínica pela Harvard Medical School (HMS CSRT). É “medical grader” para ensaios clínicos no Coimbra Ophthalmology Reading Centre (CORC).

É, ainda, autor de diversas publicações científicas em revistas nacionais e internacionais indexadas, com participação regular como palestrante em congressos nacionais e internacionais de Oftalmologia.

Foi distinguido enquanto primeiro autor por cinco vezes com prémios na área da Oftalmologia (Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) – “Melhor Trabalho de Investigação em Cirurgia Refrativa Premium 2018”; GER – “Melhor Trabalho de Investigação Original em Retina 2017”; SPO – “Melhor Caso Clínico em Retina 2016”; SPO – “Melhor Trabalho de Investigação Original em Retina 2015”; SPO – “Melhor Trabalho de Inovação em Oftalmologia 2015”).