Coimbra  11 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Médico do CHUC convidado para perito da Sociedade Espanhola de Trombose e Hemostase

6 de Abril 2021 Jornal Campeão: Médico do CHUC convidado para perito da Sociedade Espanhola de Trombose e Hemostase

João Mariano Pego, médico especialista de Patologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), foi convidado para perito da Sociedade Espanhola de Trombose e Hemostase (SETH).

O convite foi aceite pelo especialista com bastante agrado, passando, agora, a integrar o painel de peritos do grupo “Thrombin Generation” (Teste de Geração de Trombina).

João Mariano Pego explica que este teste “mede todo o processo de geração de trombina após estimulação com factor tecidular, ao contrário dos testes clássicos da coagulação, que medem apenas o tempo para iniciar a formação de trombina.”

“Trata-se de um método sensível que reflecte toda a função do sistema da coagulação, podendo, desta forma, contribuir para avaliar riscos e fenómenos trombóticos, hemorrágicos, bem como avaliar o perfil inibidor de terapêutica anticoagulante”, acrescenta.

O painel de peritos do referido grupo, de que agora também faz parte o médico do CHUC, integra nomes de referência como o Joan Carles Reverter Calatayud, actual presidente da SETH e médico no Hospital Clínic de Barcelona, e José A. Páramo Fernández, médico da Clínica Universidad de Navarra e ex-presidente da SETH.