Coimbra  18 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhadense Augusto Mamede apresenta novo livro dedicado à cultura e tradições

23 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Mealhadense Augusto Mamede apresenta novo livro dedicado à cultura e tradições

O mealhadense Augusto Mamede, natural da Vimieira, vai apresentar a sua nova obra no dia 4 de Setembro, pelas 18h00, no Salão Polivalente da freguesia de Casal Comba.

O novo livro, com o título “Tempos idos: lembranças do passado, tesouros da cultura popular”, revisita memórias e costumes locais.

Depois de “Cancioneiro musicado e alfaias agrícolas entre as serras e o mar: tesouro que vos deixo”, Augusto Mamede regressa com um novo livro, no qual partilha um conjunto de memórias relacionadas com a cultura e as tradições. A obra tem edição do Município da Mealhada.

Augusto Mamede, nasceu no lugar da Vimieira, freguesia de Casal Comba, no concelho da Mealhada, a 25 de Março de 1943. Com 14 anos de idade, fez parte de um rancho folclórico. Nos anos 60, o sogro, Guilherme Maria da Cruz, poeta popular, convidou Augusto Mamede para ser dançador e tocador do Rancho Folclórico de São João. Foi ensaiador, organista e actor. Foi também subdiretor do Jornal da Mealhada e do Jornal Correio do Cértoma. Após o 25 de Abril de 1974, fez parte da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia de Casal Comba, tendo participado nas primeiras eleições democráticas, sendo eleito vereador para a Câmara Municipal da Mealhada, sucessivamente até ao ano de 2001. Em 2000 e 2001 assumiu o cargo de vice-presidente da autarquia. Em 2018 foi agraciado com a Medalha de Mérito do Município da Mealhada.