Coimbra  3 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada: Veterinários vão reforçar vigilância no abate de leitões

9 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Mealhada: Veterinários vão reforçar vigilância no abate de leitões

A Câmara da Mealhada vai assumir os encargos financeiros decorrentes da contratação, em regime de avença e durante um ano, de quatro médicos veterinários validados pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), anunciou hoje a autarquia.

A contratação dos quatro veterinários foi a solução encontrada pela autarquia e pela DGAV para melhorar o sistema de abate dos leitões fornecidos aos mais de 30 restaurantes do concelho, especializados em leitão à moda da Bairrada.

O protocolo assinado entre as duas entidades estabelece a forma de colaboração no que respeita à inspecção sanitária em matadouros de leitões da área geográfica de influência do município e “tem como objectivo diminuir o tempo entre o abate e o consumo do leitão nos agentes económicos locais, salvaguardando, assim, a qualidade de um produto emblemático do concelho”.

A contratação dos novos veterinários, que será reavaliada ao fim de seis meses, permitirá que a inspecção sanitária aos locais de abate seja feita diariamente, quando até aqui é feita apenas uma vez por semana.

“Esta solução vai ao encontro da pretensão dos agentes económicos locais que procuravam uma resposta à medida das suas necessidades e que garantisse o menor espaço de tempo entre o abate e a assadura do leitão. Esta é uma questão fulcral para a frescura, a qualidade e a diferenciação deste produto ex-libris da região e que integra a marca gastronómica ‘Água / Pão / Vinho / Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada’”, refere a autarquia.

Criados há uma dezena de anos pela autarquia, os galardões “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” garantem ao consumidor a autenticidade e qualidade dos produtos gastronómicos de referência do concelho: água, pão, vinho e leitão.

Os galardões são fruto de uma parceria que envolve, para além da autarquia, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, o Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar, a Comissão Vitivinícola da Bairrada e a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Estas entidades fornecem aconselhamento técnico e científico à iniciativa e integram o júri que avalia os estabelecimentos que se candidatarem aos galardões durante o próximo mês de Março.