Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada: Várzeas ganha música em homenagem à “perseverança, teimosia e valentia”

31 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Mealhada: Várzeas ganha música em homenagem à “perseverança, teimosia e valentia”

Várzeas, considerada por muitos como a mais antiga aldeia do concelho da Mealhada, ganha uma música original, uma marcha de desfile, criada pela Filarmónica Pampilhosense, que será apresentada publicamente durante as festividades da localidade, no domingo (5), depois dos festejos religiosos.

Na festa vai ser possível ouvir, pela primeira vez, a Filarmónica Pampilhosense tocar “Várzeas 89”, uma marcha de desfile que “alude ao ano de fundação” da Associação Cultural e Recreativa (ACR) da localidade e que foi “criada ao estilo de marcha de desfile, mais concretamente ao estilo de marcha militar”, afirma o maestro, Daniel Vieira.

A ACR de Várzeas existe há já 34 anos e zela pela manutenção da organização das Festas de Nossa Senhora da Piedade, que ocorrerem no primeiro fim-de-semana de Novembro.

Segundo Marco Neves, dirigente da associação varzeense, a música será uma surpresa e um orgulho para a população, visto que se trata de um objecto cultural que “ficará para todo o sempre a fazer parte da longa história da aldeia”.

A partitura vai ficar exposta no pavilhão local, “a casa de todos os varzeenses”, depois de ser apresentada e tocada no Largo da Capela, no final da procissão, no próximo domingo.