Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada valoriza o cinema com várias iniciativas em Novembro

24 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Mealhada valoriza o cinema com várias iniciativas em Novembro

O Cineteatro Messias, na Mealhada, vai realizar “Encontros de Cinema”, um espaço de reflexão e de partilha de ideias, e receber uma extensão do festival “Caminhos do Cinema Português”, com a exibição de filmes diversificados e uma ‘masterclass’.

A primeira edição dos “Encontros de Cinema” decorre no dia 3 de Novembro, no Cineteatro Messias, naquela cidade do distrito de Aveiro, afirmou a Câmara Municipal da Mealhada.

Profissionais e amadores, realizadores, produtores, cineclubistas, actores, estudantes e escolas de cinema da região vão reunir-se para um dia de debate e partilha de ideias sobre temas como a descentralização da produção cinematográfica, a relação ‘YouTube’ e cinema, a preservação da identidade, tradições e memória.

De acordo com a autarquia, a iniciativa conta também com uma sessão de curtas.

“Procuramos inaugurar um espaço de encontro, aprendizagem e partilha de ideias, experiências e visões sobre a sétima arte, com vista a posicionar o concelho da Mealhada e a região como um espaço amigo do cinema, incentivador da criatividade e do talento local e propício ao desenvolvimento de novas produções cinematográficas”, disse a vice-presidente e vereadora da Cultura do município da Mealhada, Filomena Pinheiro.

Também em Novembro, aquele espaço cultural vai receber uma extensão da 29.ª edição do Caminhos do Cinema Português, de dia 15 a 17 de Novembro.

Durante estes dias vão ser exibidos filmes dirigidos a vários segmentos da população, desde as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo aos alunos do ensino secundário e profissional.

O programa inclui uma ‘masterclass’, no dia 15, com o realizador e produtor conimbricense António Ferreira.

As inscrições, nas sessões de cinema e na ‘masterclass’, dos alunos do 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário e profissional, vão ser suportadas pela autarquia.

As sessões de apresentação dos filmes em competição nas várias secções do festival estão reservadas para as 21h30, dos dias 16 e 17 de Novembro.

“O município da Mealhada dispõe do Cineteatro Municipal Messias, uma icónica casa de cinema e de espectáculos, que data de 1950, ao serviço da cultura e da comunidade, conforme era o propósito do fundador, o comendador Messias Baptista. Assim, esperamos que esta associação da Mealhada ao Caminhos do Cinema Português seja proveitosa e frutífera, no sentido de potenciar novos públicos e também de podermos diversificar e enriquecer a oferta cultural do município”, sublinhou Filomena Pinheiro.

Focado predominantemente na cinematografia contemporânea portuguesa, o festival “Caminhos do Cinema Português” compromete-se com a sua exibição, discussão e promoção através das secções competitivas e paralelas, “retrospectivas cinematográficas e acções formativas, que confluem numa programação rica e diversificada, enquadrada nos mais variados escalões etários e registos estilísticos”.

O festival é organizado pela Caminhos do Cinema Português – Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra, com co-organização do Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra, ao qual a Câmara da Mealhada se associa pela primeira vez.