Coimbra  24 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada vai receber provas internacionais em 2021

29 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Mealhada vai receber provas internacionais em 2021

O Município da Mealhada deverá receber, em 2021, o Campeonato do Mundo de Futsal, o Campeonato da Europa Feminino e o Europeu de Clubes Femininos Sub17 de Hóquei em Patins, eventos desportivos com grande impacto na economia local.

Neste sentido, a Câmara aprovou, na última reunião de Executivo municipal, alguns subsídios que viabilizam a realização de diversas provas desportivas mundiais no concelho.

Foi aprovado um  subsídio de 20 000 euros para a realização do 7.º Campeonato do mundo de futsal VIRTUS, dirigido a atletas com deficiência intelectual ANDDI-Portugal, entre os dias 17 a 25 de Setembro de 2021. Este evento, realizado pela Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual, é de âmbito mundial, o que significa que estarão no Município, ao longo de uma semana, várias selecções internacionais e mais de uma centena de atletas, gerando impactos positivos na economia local.

Também a Federação de Patinagem de Portugal mantém a intenção de realizar na Mealhada o Campeonato da Europa Feminino e o Europeu de Clubes Femininos Sub17 de Hóquei em Patins, em 2021, tendo, para isso, sido aprovado um apoio global de 25 000 euros.

Na mesma reunião foi aprovada a atribuição de subsídios a diversas colectividades, nomeadamente à Associação de Aposentados da Bairrada, para realização do Festival de Acordeão (750 euros), à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Casal Comba, para a recuperação do exterior da Igreja de Casal Comba (5 000 euros) e ao Rancho São João de Casal Comba, para obras de substituição do telhado da sua sede (5 000 euros).

 

Prolongamento de medidas excepcionais: venda ambulante e suspensão de processos

O Executivo municipal renovou, ainda, a suspensão, a título excepcional e temporário, da norma do artigo 25.º do Regulamento Municipal das Actividades de Comércio a Retalho Não Sedentário Exercida por Feirantes e Vendedores Ambulantes e de Prestação de Serviços de Restauração ou de Bebidas Não Sedentário em vigor), até ao final do ano, permitindo que este tipo de venda continue a desenvolver-se no Município, minimizando, assim, o impacto da pandemia (cancelamento de festas) no seio de várias famílias que vivem deste tipo de venda.

Foi ainda aprovada a suspensão da instauração de processos de execução fiscal, nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2020, por não pagamento dos serviços de fornecimento de água, de recolha e tratamento de águas residuais e de gestão de resíduos sólidos urbanos (consumos dos meses de Julho, Agosto e Setembro de 2020).

Estas decisões, por alterarem regulamentos, carecem agora de aprovação da Assembleia Municipal.