Coimbra  26 de Fevereiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada reforça rede Wi-Fi gratuita

4 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Mealhada reforça rede Wi-Fi gratuita

A Câmara Municipal da Mealhada reforçou a sua rede Wi-Fi ao alargar o número de locais onde munícipes e visitantes podem aceder, gratuitamente, à Internet.

O reforço, no âmbito do projecto  “Wifi4EU”, ocorreu sobretudo na zona central da cidade da Mealhada e na zona desportiva.

Além da rede “WIFI_TMealhada”, que tem 12 pontos de acesso nos locais de maior afluência turística como a Mata Nacional do Bussaco, moradores e visitantes do concelho têm agora ao seu dispor a rede “Wifi4EU”, com 18 pontos em locais bem centrais como a Biblioteca Municipal da Mealhada, o Cineteatro Messias, a Rua Dr. José Cerveira Lebre, a Zona desportiva da Mealhada, a Piscina Municipal de Mealhada e a que será, futuramente, a Casa Municipal da Juventude, em Ventosa do Bairro.

Para aceder ao serviço, os utilizadores só têm de seleccionar a rede Wi-Fi identificada como “WIFI4EU”, clicando no botão “conectar”.

Este projecto foi realizado na sequência da aprovação da candidatura da Câmara Municipal ao programa “Wifi4EU”, promovido pela Comissão Europeia, e visa dotar os espaços públicos de conectividade gratuita, financiando a instalação de pontos de acesso gratuito à Internet para residentes locais, turistas ou visitantes. Este projecto foi financiado em 15 000 euros, investidos na instalação dos pontos de acesso Wi-Fi. A autarquia assume ainda a manutenção do serviço nos próximos três anos.

A intenção do Município da Mealhada ao abraçar este projecto é que este possa constituir mais uma etapa na promoção da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), via tecnologia Wi-Fi na captação e fidelização dos munícipes e dos públicos turísticos que são cada vez mais exigentes no acesso rápido e facilitado à informação.

Esta iniciativa vai assim contribuir para promover o acesso livre e gratuito à Internet em espaços públicos interiores e exteriores de interesse turístico e cultural, de comércio e de actividade económica intensa e visa proporcionar aos utilizadores acesso à sociedade Gigabit, melhorar a literacia digital e complementar os serviços públicos prestados nesses espaços.