Coimbra  27 de Janeiro de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada promove concertos de Natal e Ano Novo com a Orquestra Clássica do Centro

3 de Dezembro 2021 Jornal Campeão: Mealhada promove concertos de Natal e Ano Novo com a Orquestra Clássica do Centro

A Câmara da Mealhada vai promover, a 21 de Dezembro e 9 de Janeiro, no Cineteatro Messias, um concerto de Natal e outro de Ano Novo com a Orquestra Clássica do Centro.

Para a autarquia, o concerto de Ano Novo “é o retomar de uma tradição do Cineteatro Messias, que assinala a entrada num novo ano com um concerto único, cuja grandiosidade cultural é conferida pela Orquestra Clássica do Centro, por muitos considerada um pilar fundamental na cultura, seja pela interpretação dos grandes nomes do repertório clássico, romântico e moderno, seja pela divulgação dos compositores portugueses”, disse, acrescentando que o concerto vai realizar-se sob a direcção do maestro Sergio Alapont e contará com a participação da soprano Regina Freire.

Uma programação diversa e abrangente como é a do Cineteatro Messias não deve deixar de contemplar os tradicionais concertos de Natal e de Ano Novo. É uma aposta forte no sentido de garantir que grandes espectáculos culturais de primeiríssima linha ocorrem no nosso município e, neste caso, são acessíveis a todos”, sublinha o vereador da Cultura, Gil Ferreira.

O concerto de Natal, que se realiza dia 21 de Dezembro será dedicado à quadra natalícia. O Ensemble Vocal e Instrumental, composto por quatro cantores e seis instrumentistas, escolheu um reportório que inclui melodias de Natal clássicas e bem conhecidas. Este concerto será gratuito, bastando fazer a reserva e levantar o respectivo bilhete.

Queremos convidar os munícipes – e também os visitantes – a virem a estes concertos. Para o concerto de Ano Novo, escolhemos um domingo à tarde para abrir portas a todos, jovens e mais idosos, os que gostam de música clássica e os que ainda não a descobriram. Venham experimentar estas sonoridades que se coadunam, na perfeição com o ambiente de Natal e de Ano Novo”, desafia o presidente do Município da Mealhada, António Jorge Franco.

 

 

Concerto de Natal l Ensemble Vocal e Instrumental l Orquestra Clássica do Centro

21 de Dezembro l 21h00 l Cineteatro Messias

 

Programa

The Little Drummer Boy (O pequeno tamborileiro) – Katherine Kennicott Davis

Danny Boy – Tradicional irlandesa

Meedley de Natal – como – A Merry Christmas – W. Rodby | Have yourself a Merry Little Christmas – H. Martin | Feliz Navidad – Jose Feliciano | Jingle-Bell – Joe Beal/Jim Boothe | When You Believe – S. Schwarts

Holy Night – A. Adam

White Christmas – I. Berlin

Noite feliz – Tradicional

Ave Maria – G. Caccini

Adeste Fidelis – D. João IV

 

Concerto de Ano Novo l Orquestra Clássica do Centro

9 de Janeiro l 17h l Cineteatro Messias

Maestro Sergio Alapont

Soprano Regina Freire

 

Programa

J. Strauss II – Kaiser Walz

J. Strauss II – Laughing Song (Die Fledermaus)

F. Lehár – Gold und Silver, Op. 79

F. Lehár – Vilja –

P. I. Tchaikovsky – Trepak (quebra-nozes)

P. I. Tchaikovsky – Dança das Flores

Rusalka – Canção da lua

J. Strauss II – Im Krapfenwald

J. Strauss II – Tik-Tak, polka schnell

J. Strauss II – Unter Donner und Blitz

F. Lehár – On my lips every kiss is like wine (Giuditta)

Encore: J. Strauss I – Radetzky March