Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada promove actividade “Comunica-te Jovem”

22 de Abril 2022 Jornal Campeão: Mealhada promove actividade “Comunica-te Jovem”

A Câmara da Mealhada vai promover, entre Abril e Maio, em todas as freguesias do concelho, a actividade “Comunica-te Jovem”, para conhecer os interesses e as motivações actuais dos jovens, de forma a envolvê-los num processo de implementação de novas práticas que a autarquia pretende levar a cabo.

A ideia subjacente à criação do “Comunica-te Jovem!” é desafiar os jovens a explorar temas relevantes e criar espaço para que a inteligência colectiva possa emergir, através de uma metodologia em grupo, denominada “World Café”, que se desenrola num ambiente informal e criativo de coffee break e conversação.

As acções pelas freguesias vão acontecer já na próxima semana e os locais escolhidos para a dinamização da iniciativa vão pretender precisamente recriar este formato, que convida as pessoas a conversarem descontraidamente, como se estivessem à mesa de um café/restaurante. No dia 27 de Abril, a primeira acção decorre no Theatro Caffé, na Mealhada. Ainda neste mês, no dia 29, haverá nova dinâmica no Café Restaurante O Lampião, em Antes. Em Maio, acontecem mais seis acções: dia, 4, no Rosa Biscoito, no Luso, dia 6, no Café Estrela da Noite, em Ventosa do Bairro, dia 11, no MBar, na Vacariça, dia 18, na Via Romana II Café, a penúltima acção no dia 20, no Café Nogueiras, em Barcouço e, no dia 27, caberá à Pampilhosa encerrar a actividade, que se realiza no Café Expresso. Todas as acções decorrem das 18h00 às 19h30 e qualquer jovem que queira participar pode fazê-lo. Basta comparecer num ou em mais do que um destes espaços.

“Trata-se de uma iniciativa que pretende elevar o actual compromisso da autarquia com os jovens do nosso concelho, potenciando a criação de mais e melhores políticas amigas da Juventude. O objectivo desta dinâmica é ouvir a sua voz e levá-los a participarem activamente no presente e no futuro da nossa comunidade, que é a deles”, explica Hugo Silva, vereador da Câmara da Mealhada.

Conhecer os interesses e as motivações actuais dos jovens, de modo a envolvê-los em processos de implementação de novas práticas, é uma das competências do Município da Mealhada, na área da Juventude. Partindo dessa premissa, a autarquia criou o “Comunica-te Jovem!” e vai implementá-lo nas freguesias, utilizando a metodologia “World Café”. Neste ambiente de diálogo em grupos, os participantes dividem-se em diversas mesas e conversam em torno de uma pergunta central, podendo também circular entre grupos e conversas. No final do processo, faz-se uma colheita das perceções e conclusões dos participantes.