Coimbra  29 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada organiza final intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

12 de Abril 2021 Jornal Campeão: Mealhada organiza final intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

A Câmara Municipal da Mealhada vai organizar, a 16 de Abril, a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, reunindo crianças e jovens dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).

“Ultrapassada a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, os apurados, alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário, disputarão a fase intermunicipal, dia 16 de Abril, altura em que decorrerá a prova escrita”. Já dia 21 de Abril, de manhã, vai realizar-se a prova oral para os finalistas desta fase da iniciativa, em formato online, “e que contará com apresentação do contador de histórias Jorge Serafim”, disse o Município da Mealhada, que organiza pela primeira fez a fase intermunicipal do concurso.

De acordo com a autarquia, “o Concurso Nacional de Leitura é o maior evento de promoção de leitura dirigido a estudantes, envolvendo centenas de alunos e professores de todo o país”, e visa “estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora”.

A iniciativa, organizada pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a RTP, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede de Bibliotecas Escolares, incluindo as municipais, tem como destinatários os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

Na Mealhada, os alunos aprovados para disputar a fase intermunicipal foram João Mano, Letícia Oliveira, e Matilde Simões, do 1.º ciclo; Isaac Serra, Matilde Rodrigues, e Maria Eduarda Gomes, do 2.º ciclo; e Maria da Luz da Cruz, José Conceição e Sofia Costa, do 3.º ciclo.